watchOS 10 traz os widgets como o foco da interface do Apple Watch

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Todos os utilizadores do Apple Watch assistirão com atenção às novidades da WWDC 2023 para saberem o que anda a Apple a preparar para o watchOS 10. Aquele que será um dos temas principais desta conferência promete revolucionar a experiência de utilização deste wearable.

A mais recente edição do relatório Power On de Mark Gurman explica como o watchOS 10 será a mais importante atualização dos últimos anos. Tudo porque a Apple prepara-se para dar primazia aos widgets na interface do seu relógio inteligente.

Power On: Apple is set to add widgets to the Apple Watch with watchOS 10 as part of a rethink of how the device works. https://t.co/2UFGI17khP

— Mark Gurman (@markgurman) 30 de abril de 2023

Os widgets serão uma parte muito importante da interface do Apple Watch

Rumores anteriores previram que a Apple preparava uma mudança significativa na interface do Apple Watch. Agora, o conhecido analista da Bloomberg especifica quais serão as grandes novidades trazidas pelo watchOS 10.

Como já referido, os widgets estarão de regresso ao Apple Watch, agora como espinha dorsal da sua experiência de utilização. Será através deles que os utilizadores deste gadget acederão às informações mais importantes.

Segundo Mark Gurman, os novos widgets serão uma combinação entre os Glances dos primórdios do watchOS e o estilo de widgets que conhecemos do iOS 14. O objetivo é permitir que os utilizadores possam consultar várias informações através destes atalhos interativos.

Informações como monitorização de atividade física, cotação de ações, notícias, compromissos de calendário e muito mais estarão disponíveis por esta via. Assim os utilizadores não necessitarão de abrir as aplicações especificas para consultar estes dados.

Apple Watch
Créditos: Bloomberg

A nova interface do watchOS 10 será invocativa do mostrador Siri lançado no watchOS 4. No entanto, poderás sobrepor vários widgets para que os possas facilmente navegar entre as informações oferecidas, tal como acontece no iOS.

Os widgets serão tão importantes na interface do watchOS 10 que a Apple mudará o atalho da coroa digital do Apple Watch. Ao invés de te levar diretamente para a lista de apps, passará a ser o atalho para todos os teus widgets.

Esta será uma mudança profunda na experiência de utilização do Apple Watch que poderá não agradar a todos os utilizadores. Por isso, Gurman afirma não se surpreender se a empresa equacionar fazer desta uma mudança opcional.

Quartz será o teu novo PT potenciado pela Inteligência Artificial

Mark Gurman fala ainda de um novo serviço de fitness da Apple, para já conhecido apenas como Quartz. Este será um personal trainer digital que utilizará a Inteligência Artificial para fornecer planos de treino personalizados.

Será um serviço pago incorporado no Apple Watch e no iPhone. Com base nos dados recolhidos por ambas as plataformas, o Quartz será capaz de te indicar treinos personalizados para tirares máximo proveito das tuas sessões de treino.

Todas as novidades deverão ser oficializadas no âmbito da conferência WWDC deste ano. O certame dedicado aos programadores arrancará no dia 5 de junho com a conferência onde o novo software da Apple será desvendado ao mundo.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.