A Volkswagen acaba de apresentar na China uma versão renovada do seu SUV elétrico ID.UNYX, agora rebatizado como ID.UNYX 06. É produzido localmente através da Volkswagen Anhui, a sua joint-venture com a JAC Motors. Chega ao mercado chinês com uma campanha de lançamento com preços extremamente agressivos, abaixo do equivalente a 18 000 euros, como refere o CarNewsChina.
Parece interessante? Pois bem, a má notícia é que, tal como o seu antecessor, este é um modelo exclusivo para o mercado chinês e não existem planos, pelo menos para já, para a sua comercialização em Portugal ou no resto da Europa.
Preço de entrada no lançamento situado nos 17 900 €
O grande destaque deste relançamento do ID.UNYX 06 é, sem dúvida, o preço de campanha na China. Embora os preços de tabela oficiais comecem no equivalente a cerca de 22 700 €, a marca lançou uma promoção por tempo limitado que baixa drasticamente estes valores. A versão de entrada "Pure" fica disponível por 149 900 yuan, o que dá aproximadamente 17 900 euros numa conversão direta.
Mesmo a versão de topo "Max" fica a rondar os 25 000 €. A isto juntam-se ainda outros descontos durante o período do Salão de Xangai e do feriado do 1.º de Maio, além de ofertas de financiamento a 0%, subsídios de retoma e serviços gratuitos. Esta estratégia de preço agressiva é uma tentativa de Volkswagen Anhui de dinamizar as vendas do modelo, cujo antecessor teve um desempenho comercial considerado fraco.
Onde se destaca o Volkswagen ID.UNYX 06
Mas o que oferece este ID.UNYX 06 além do preço? O design exterior mantém a identidade própria, distinta dos ID europeus, com uma frente de grelha fechada, um para-choques mais agressivo e uma nova opção de cor Azul Crepúsculo. A traseira integra um spoiler e farolins 3D.
No interior, a VW tentou dar um toque mais premium com detalhes dourados e a opção de um esquema de cores branco. A maior atualização está no sistema de infotainment, que traz novas funcionalidades como jogos, elementos sociais "metaverso", um sistema de fragrâncias integrado e uma interface otimizada.
A segurança ativa foi reforçada com um sistema de alerta de tráfego cruzado traseiro melhorado e um novo sistema pré-colisão. A versão base "Pure", aquela com o preço de campanha abaixo dos 18 000 euros, vem equipada com uma bateria LFP (fosfato de ferro-lítio) de 53,6 kWh. O que lhe confere uma autonomia de 426 km segundo a norma de teste chinesa CLTC (que esta norma é geralmente mais otimista que o nosso WLTP).
Por que é que este elétrico com preço tão interessante não chega cá? Simplesmente porque é um produto desenvolvido e produzido pela joint-venture específica da VW com a JAC Motors (Volkswagen Anhui) para as necessidades e a competitividade extrema do mercado automóvel chinês.
Não faz parte da gama global de modelos ID. que a Volkswagen comercializa na Europa. Portanto, por mais apelativo que o preço e as características possam parecer, este ID.UNYX 06 é um daqueles elétricos que terás de te contentar em ver apenas nas notícias.