Volkswagen almeja colocar no mercado um carro elétrico por 20 mil euros

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
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A Volkswagen é uma das marcas que mais trabalha no sentido de tornar os seus carros elétricos cada vez mais acessíveis. Um dos seus planos para o futuro passa pelo lançamento de um veículo com um preço de venda a rondar os 20 mil euros.

A notícia foi dada pela CEO da empresa, Oliver Blume, numa conferência em Berlim. Segundo o executivo, a empresa alemã acredita que conseguirá colocar no mercado esse carro na segunda metade da década, ou seja, após o ano de 2025.

Carro elétrico da Volkswagen de 20 mil euros chegará depois de 2025

Esta não é a primeira vez que a construtora alemã expressa a sua vontade de lançar um carro elétrico nesta faixa de preços. Contudo, só agora é que aborda o calendário para a concretização dessa ambição.

Volkswagen

Blume esclarece que para alcançar este preço terá de conseguir reduzir os custos das suas baterias. Para isso, a empresa está a trabalhar em baterias com células unificadas que permitirão baixar para metade os seus custos.

Ao que tudo indica, essas células começarão a ser produzidas na sua fábrica em Salzgitter em 2025. Um calendário que coincide com as afirmações agora proferidas pelo CEO da companhia.

O elétrico de 20 mil euros da Volkswagen poderá ficar conhecido como ID 1. Será o menor e mais barato elétrico já lançado pela marca e as suas dimensões poderão ser bastante semelhantes às do Polo.

Thomas Shafer, CEO dos automóveis de passageiros da Volkswagen, afirma que "O Polo é um grande sucesso e um dos nossos ícones, e usaremos esse conceito de veículo também no futuro".

Enquanto não vemos o elétrico de 20 mil euros da Volkswagen no mercado, a empresa tem planos para o lançamento de um modelo na casa dos 25 mil euros. Esse modelo será o ID 2all e será lançado na Europa em 2025.

Em março passado, a construtora alemã apresentou o conceito do ID 2all com a premissa de combater os modelos mais acessíveis da Tesla e BYD. Referiu ainda que este modelo será construído com a plataforma MEB Entry e terá uma autonomia de 450 km.

O suposto ID 1, a chegar apenas na segunda metade da década, deverá partilhar várias partes com o ID 2all. Entre elas, a possibilidade de escolher entre uma bateria de 38 kWh ou 58 kWh.

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Carlos Oliveira
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