Vodafone revoluciona com esta tecnologia 5G em Portugal

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A Vodafone continua apostada em mostrar como o 5G pode fazer a diferença. Agora a utilização da rede 5G da Vodafone vai permitir ao Porto de Aveiro monitorizar e gerir a sua carga em tempo real.

Tal será feito através de soluções de replicação digital e de aplicações e dispositivos de realidade virtual e realidade aumentada. Estas inovações tecnológicas, estão a ser implementadas em parceria com a Ericsson. Prometem contribuir para reduzir a pegada ambiental das atividades e melhorar a eficiência, a segurança e rentabilidade das operações.

O projeto consiste numa prova de conceito de Gestão de Carga. É assente numa rede privada 5G de última geração em software logístico dedicado e em câmaras de alta definição, e começou a ser implementada em maio num dos armazéns do Terminal Multiusos da Administração do Porto de Aveiro.

Possibilitará avanços substanciais aos operadores portuários na localização, movimentação e armazenamento de cargas neste que é um dos cinco maiores portos do País. A solução desenvolvida pela Ericsson está assente nas tecnologias estudadas e testadas como parte do projeto Corealis para os portos, no âmbito do programa europeu Horizonte 2020.

Solução tem sido elogiada pelo impacto positivo na sustentabilidade e eficiência energética

De realçar que tem sido amplamente reconhecida em vários eventos internacionais do setor pelo seu impacto positivo na sustentabilidade, eficiência energética e redução de CO2. Esta Baseia-se num Core 5G Stand Alone dedicado e integra sensores 5G com uma série de aplicações de software inovadoras.

Através de uma aplicação dedicada, os operadores podem identificar, em tempo real, a posição de toda a carga numa área designada do terminal. Recorrendo a um Expert System e a tablets com realidade aumentada, poderão guiar as operações de carga e armazenamento dos fretes.

Haverá ainda a disponibilização de um gémeo digital, uma réplica do terminal em tempo real construída com informações recolhidas a partir da carga, do plano de carga, dos fretes e dos veículos.

“A solução instalada no Porto de Aveiro vai permitir, a quem está todos os dias na linha da frente das exportações portuguesas, percecionar as vantagens reais de uma rede 5G potente, fiável e flexível como a da Vodafone”, começa por dizer Henrique Fonseca, Administrador com o pelouro da Unidade de Negócios Empresariais da Vodafone Portugal.

Realça ainda que “ao agilizar as suas tarefas e permitir expandir a sua atividade, a nossa rede dá um contributo claro a um dos pontos nevrálgicos da economia nacional, abrindo caminho a outros operadores que queiram implementar soluções diferenciadas”.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.