Vivo S16 Pro é o próximo colosso de 2023! Specs surpreendem na Geekbench

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Vivo é uma das cinco maiores fabricantes mundiais de smartphones, sendo um autêntico colosso na China. Por outro lado, na Europa e em Portugal a sua entrada no mercado e afirmação tem sido mais tépida, não obstante os passos sólidos que tem dado gradualmente.

Prova disso é a descoberta de um futuro smartphone Android com forte potencial para ser um dos melhores telefones de gama média / alta do próximo ano. Em causa está o Vivo S16 Pro que nos surpreende agora com as suas especificações técnicas.

Processador MediaTek Dimensity 8200 no Vivo S16 Pro

smartphone Vivo S16 Pro

Em primeiro lugar temos a confirmação, graças ao mais recente teste de benchmark, da utilização do processador MediaTek Dimensity 8200 no Vivo S16 Pro. Para além disso, temos a indicação de até 12 GB de memória RAM, bem como o sistema operativo Android 13 da Google pré-instalado.

Por outro lado, com base em fugas de informação prévias, sabemos que o terminal Android obteve 988 pontos no teste single-core e 3721 pontos no multi-core, sendo que a GPU é a Mali-G610 MC6. Mais uma vez, mostrando o potencial deste chipset MediaTek.

Para além disso, o smartphone Vivo terá suporte para carregamento rápido a 80 W, bem como a acesso às redes móveis 5G. Em síntese, todas as caraterísticas essenciais num novo smartphone Android promissor para o próximo ano de 2023.

Fabricante não comentou os leaks, mas já pouco resta para confirmar

Vivo S16 Pro
Listagem das caraterísticas do Vivo S16 em teste de benchmark. Imagem/reprodução: Geekbench.

As fugas de informação dão igualmente conta do tipo e tamanho de ecrã usado no telefone. A saber, teremos no Vivo S16 Pro uma tela AMOLED, com alta taxa de atualização da imagem até 120 Hz, bem como a resolução Full-HD+.

Para além disso, contamos também com margens discretas, cantos arredondados, bem como a câmara fotográfica frontal a perfurar o ecrã, ao estilo punch-hole.

Imagens mostram o smartphone Vivo S16 Pro antes do lançamento

smartphone Vivo S16 Pro
O próximo smartphone vivo S16. Imagem: vivo / Weibo

Podemos ainda observar as imagens divulgadas pela própria Vivo através da rede social chinesa Weibo, dando-nos uma visão desimpedida e completa do smartphone. Vemos assim o seu anel LED, logo ao lado da câmara fotográfica tripla, na traseira.

Para além disso, estão assim confirmadas as duas cores e esquemas de cor para o telefone. A saber, o verde-claro, bem como o dourado, em ambos os casos com acabamento especial na sua traseira em vidro e estrutura que se espera ser em metal.

Assim, consoante o ângulo de incidência da luz, o efeito e textura fazem com que as cores mudem de tom conforme a luz incidente na sua traseira. De acordo com as informações, o efeito é ainda mais notório na versão dourada, onde estão presentes as nuances de branco e rosa, além do dourado.

Em verde-claro e dourado, este é o smartphone Vivo S16 Pro

smartphone Vivo S16 Pro
O próximo smartphone vivo S16. Imagem: vivo / Weibo

Também de acordo com as publicações da própria fabricante chinesa sabemos que a sua câmara frontal terá 50 MP, bem como estabilização ótica na câmara principal (OIS).

Para além disso, em ambas as câmaras poderemos tirar partido do novo algoritmo de efeito retrato e iluminação suave da própria vivo. Algo que, aliás, deve funcionar em sincronia com o flash com o formato de anel.

Note-se ainda que a fabricante deve lançar também um modelo mais barato, o Vivo S16e, equipado com o chipset Samsung Exynos 1080, mais modesto nas suas capacidades.

Vivo S16 Pro
Amostras de imagens captadas com o Vivo S16 Pro. Imagens: vivo / Weibo

As amostras fotográficas divulgadas até ao momento mostram-nos resultados promissores para o segmento em que o produto se inserirá. Dito isto, temos retratos promissores, auxiliados também pelo algoritmo de IA a ser apresentado pela marca chinesa.

Por fim, a nova gama de smartphones Vivo S16 deve ser apresentada oficialmente na China durante o mês de dezembro de 2022. A sua chegada ao mercado da Europa é uma forte possibilidade, ainda que careça de confirmação à data de redação deste artigo.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.