Vídeo mostra verdadeira autonomia de carros elétricos! Tesla ganha mas KIA impressiona!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

O website CarWow do Reino Unido fez um dos vídeos mais interessantes que podes ver sobre carros elétricos. O conhecido Mat Watson (fantástico reviewer de automóveis) mostrou-nos 6 dos carros elétricos mais populares do momento e fez uma comparação entre eles face aos quilómetros que conseguem percorrer com a bateria carregada.

Entre os carros temos o Tesla Model 3, o Jaguar I-Pace ou até o novo Audi E-Tron. Todos eles merecem destaque por serem topos de gama que estão a chegar ao mercado e por prometerem mundos e fundos no que toca à sua autonomia.

Comparação da autonomia de 5 carros elétricos bem populares

Automóvel Autonomia prometida Autonomia conseguida Aproveitamento
Tesla Model 3 560 km 434 km 78%
Kia e-Niro 454 km 410 km 90%
Jaguar I-Pace 470 km 358 km 76%
Nissan Leaf 385 km 334 km 87%
Audi e-tron 410 km 331 km 81%
Mercedes EQC 417 km 312 km 75%

Condições da comparação não eram as melhores

Mat começa por dizer que as condições não eram as melhores para os carros elétricos. Visto que foram testados no Reino Unido e a temperatura no momento de teste eram 7Cº, os carros elétricos tiveram também com o ar quente ligado a 20Cº.

Foram todos configurados da mesma forma e foi também adicionado um telemóvel ligado à entrada de USB em todos eles. De referir ainda que todos os carros foram carregados à noite, mas que pela manhã (início do teste) todos eles estavam entre os 95% e 97% de bateria carregada.

Tesla Model 3 vence, mas o KIA surpreende

O Tesla Model 3 (Long Range) foi o que mais conseguiu aguentar ao fazer a viagem de Londres à entrada de Newcastle. O carro fez um total de 434 km com um carregamento apenas.

Mas foi o KIA e-Niro que nos surpreendeu com um aproveitamento de 90% da sua bateria. Algo que só o Nissan Leaf esteve perto com 87%. Ainda assim, estes 90% de aproveitamento deram para 410 km.

Aproveita também para descobrir várias curiosidades sobre o homem forte da Tesla, Elon Musk.

Principais vantagens de um carro elétrico

  • O ambiente agradece com menos emissões de carbono
  • Condução mais silenciosa
  • Bom poder de arranque na maior parte dos casos

Potenciais desvantagens de um carro elétrico

  • Poucos locais de carregamento
  • Demora no carregamento
  • Pouca autonomia (na maior parte dos casos)
  • Condução silenciosa pode ser uma desvantagem
  • Troca de bateria (pode ser necessário entre 3 a 10 anos)
  • Preço geralmente mais alto

Como é normal na escolha de qualquer produto, os carros elétricos tem pontos positivos e negativos. Ainda assim, dado o valor do automóvel neste momento continua a ser complicado para a maior parte da população ter um destes.

Esperemos que a evolução da tecnologia e o aumento da concorrência o valor baixe nos próximos anos. Até lá, fica a saber quais foram carros elétricos mais vendidos em Portugal durante o último ano.

Editores 4gnews recomendam:

  • Condutores dos Tesla estão a reclamar com um problema grave nos seus carros
  • Tesla Model Y: imagem revela-nos a terceira fila de assentos do carro
  • Esta mota elétrica bate os 300 km/h sem problemas! Conhece os detalhes
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.