Google Maps Vs Waze: Qual o melhor sistema de GPS para o telemóvel?

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Há uns dias pus à prova os conhecidos GPS para o telemóvel Google Maps e Waze. Ambas as aplicações são da Google e ambas oferecem serviços idênticos. Levar-te do ponto A ao ponto B da forma mais rápida e informativa possível.

Numa viagem de Guimarães - Porto, decidi ir com o Waze e voltar com o Google Maps. Pessoalmente utilizo o Google Maps como GPS para o telemóvel, porém, o Waze tem cada vez mais sucesso e quis perceber até que ponto é que podia ser vantajoso para mim.

Google Maps vs Waze

Temos de perceber que, ainda que o objetivo seja o mesmo, os GPS são muito diferentes um do outro. O Google Maps dá-te mais opções fora do trajeto enquanto que o Waze se foca mais no caminho que tens a percorrer.

Dessa forma vamos avaliar um vencedor para cada ponto que considero vantajoso. No que toca ao GPS, comunicação e chegada ao destino, ambos são perfeitos.

Informações de trajeto

Vencedor Waze. O Waze dá-te informações de tudo e mais alguma coisa. Com os utilizadores a reportarem incidentes na estrada, o Waze consegue dizer-te os pormenores do que vai acontecer no trajeto. Tive algumas informações de radares, algumas informações de veículos parados na estrada e até sobre o trânsito ser mais intenso que o normal. Tudo dito pela assistente de voz sem ter de olhar para o ecrã do equipamento.

Informações fora do trajeto

Vencedor Google Maps. O Google Maps é perfeito para quando sais do teu trajeto. Depois de chegar ao destino (mar shopping) acabei por ter informações de restaurantes perto de mim e locais de interesse para compras. Algo que o Waze simplesmente não consegue competir.

Autonomia

smartphone Google Maps vs Waze

Vencedor Google Maps. A viagem foi exatamente a mesma. Uma de ida e outra de volta. Porém, o Waze consumiu 39% de autonomia (Xiaomi Mi Mix 3) enquanto que o Google Maps apenas 9%. Uma diferença seriamente considerável. Todas as informações do trajeto gastam bateria até dizer chega. Certifica-te que tens um carregador no carro.

Dados gastos

Vencedor Google Maps. O mesmo se atribui ao Waze. Na viagem de Guimarães - Porto o Waze consumiu 40MB de dados. A mesma viagem com o Google Maps consumiu apenas 10MB. Ou seja, se os teus dados não são muitos, confirma que vais com o Google Mas em vez do Waze.

Ambos merecem destaque positivo

Ainda que continue a preferir o Google Maps, o Waze mostrou-se mais do que capaz para me surpreender. Uma pena apenas a autonomia e os dados serem consideravelmente maiores. Assim sendo, não me parece que deixe o Google Maps como o meu GPS para o telemóvel. Pelo menos para já.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.