Esta quarta-feira, dia 15 de janeiro, ficou marcada pelo anúncio de uma nova forma digital de fazer os pagamentos à Segurança Social (SS). Em breve, será permitido fazer as transações, através da app do MB Way.
Tal como noticia a TSF, esta nova medida estava pensada para acontecer em 2026. Contudo, houve lugar a uma antecipação, que tem como objetivo principal reduzir as filas e o tempo de espera no atendimento. A informação foi avançada pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Segurança Social manifesta vontade em continuar a “transformação digital”
Nas palavras de Maria do Rosário Ramalho, citada pela mesma fonte de informação, a SS pretende levar a cabo uma “transformação digital”, que torna os seus serviços mais eficientes. A ministra aproveitou ainda para referir que o Governo vai “reforçar o combate aos pagamentos indevidos”.
A própria falou também sobre a atualidade do mercado de trabalho, em Portugal. Na sua ótica, o facto de existirem maia de 5 milhões de pessoas com emprego é um aspeto “positivo”. Maria do Rosário Ramalho também enaltece a descida no desemprego jovem, embora constate que este índice ainda continue “alto”.
Nesta fase, ainda não sabemos ao certo quando é que os cidadãos poderão começar a fazer os seus pagamentos à Segurança Social, através de MB Way. Como consta no site da SS, é possível também pagar por débito direto, caixa multibanco, tesouraria da Segurança Social e instituições bancárias.
Nos últimos tempos, têm sido várias as empresas que passaram a permitir pagamentos com o MB Way. Em junho de 2024, por exemplo, a aquisição de viagens desta forma foi a empresa de transportes Carris, por exemplo.