Usas WhatsApp? Estes smartphones deixam de ser compatíveis a 24 de outubro

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O WhatsApp, detido pela Meta, é uma ferramenta indispensável no dia a dia de mais de mil milhões de utilizadores em todo o mundo. Contudo, uma mudança significativa está a caminho. O WhatsApp anunciou que a partir de 24 de outubro de 2023, alguns smartphones Android deixarão de ser compatíveis com a aplicação.

Smartphones abaixo do Android 5.0 deixam de ter suporte para o WhatsApp

A restrição aplica-se aos dispositivos Android que operam com sistemas inferiores ao Android 5.0. Se tens um destes dispositivos e não pretendes ficar incomunicável, talvez seja o momento de ponderar uma atualização.

O WhatsApp desempenha um papel crucial na partilha de mensagens de texto, fotos e vídeos, sendo uma ponte comunicativa entre diferentes dispositivos, incluindo tablets, computadores e até algumas Smart TVs.

iPhone abaixo do iOS 12 também já não suportam o WhatsApp

Não são apenas os utilizadores de Android que são afetados por estas mudanças. O WhatsApp já havia terminado o suporte para iPhones com o iOS 10 e 11, a partir de 24 de outubro de 2022.

Se o teu iPhone ainda opera com um destes sistemas, infelizmente, já não poderás usar o WhatsApp. Para continuar a desfrutar dos serviços da aplicação, será necessário atualizar o sistema operativo para o iOS 12 ou uma versão mais recente.

Este cenário não é novo. O WhatsApp tem por hábito atualizar as suas políticas de compatibilidade, forçando os utilizadores a manterem os seus dispositivos atualizados para garantir a utilização contínua do serviço. Esta prática não é exclusiva do WhatsApp, muitas aplicações seguem o mesmo padrão para assegurar a otimização dos seus serviços.

A exclusão de dispositivos antigos pode parecer uma inconveniência para muitos, mas também reflete o avanço tecnológico e a evolução das aplicações móveis. Com cada atualização, os programadores procuram melhorar a experiência do utilizador e implementar novas funcionalidades, o que inevitavelmente requer sistemas operativos mais avançados.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.