Apple com grande mudança em vista para os iPhone 16

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Ainda há poucos dias foi o lançamento do iPhone 15, e já se encontra no ar o burburinho acerca do próximo prodígio da Apple, o iPhone 16. Rumores fresquinhos indicam uma mudança significativa: a Apple prevê mudar o modelo de topo para "Ultra", abandonando o habitual "Pro Max".

iPhone 15 Pro Max pode dar lugar ao iPhone 16 Ultra

A mudança de nome não é mero capricho. Fontes como o repórter Majin Bu, especialista em assuntos Apple, apontam que o iPhone 16 Ultra tenha três novos módulos de câmara compactos. O que torna isto particularmente intrigante é que se diz que estes módulos são compatíveis com o headset Vision Pro, abrindo a porta a experiências de realidade aumentada inéditas.

iphone 16 ultra

Se a bateria desta geração parece ser uma dor de cabeça, parece que há solução à vista. O iPhone 16 poderá ter uma taxa de atualização de 120 Hz e uma funcionalidade inteligente para mudar para o "modo de onda milimétrica", poupando assim energia. Parece que a Apple está a planear manter-nos desligados da tomada por mais tempo.

Botão de visualização pode ser uma das novidades

Outro ponto que atrai olhares é o alegado "Botão de visualização" no iPhone 16 Pro. Não só é semelhante à barra de visualização da Microsoft utilizada no Surface Duo 2, como também é um botão físico, não digital. Será isto um acenar nostálgico aos botões físicos ou um ajuste funcional para uma experiência de utilizador melhorada?

Para adicionar substância à novidade, fugas de informação anteriores sugerem que a série iPhone 16 utilizará botões virtuais de estado sólido, conjugando estética e funcionalidade. Prevê-se que a versão Pro apresente um ecrã de 6,3 polegadas e melhorias significativas na câmara, incluindo uma câmara principal de 48 MP e uma lente telefoto com zoom de 5 vezes. Algo que até agora está limitado ao modelo "Pro Max".

A possibilidade de os módulos de câmara do iPhone 16 serem compatíveis com o headset Vision Pro é motivo de curiosidade. Isto pode significar um avanço notável em experiências de realidade aumentada, elevando a interação do utilizador com os dispositivos para um novo nível.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.