União Europeia contesta neutralidade de carbono do Apple Watch

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A União Europeia não dá descanso à Apple. Depois da questão polémica relacionada com a integração de uma ligação universal USB-C, eis que a entidade volta a colocar a empresa norte-americana sob escrutínio.

Desta vez, a EU está a contestar a alegada neutralidade de carbono do novo Apple Watch, anunciada pela marca com pompa e circunstância.

Alegação da Apple é “cientificamente imprecisa”

imagem do Apple Watch Ultra 2 no pulso de uma pessoa
Apple Watch Ultra 2 está disponível para compra em Portugal por um preço de 909 euros Crédito@Apple

Na apresentação da sua nova linha de smartwatches, a Apple anunciou com orgulho que esta primava pela neutralidade de carbono. Mas agora a União Europeia está a contestar esta alegação da empresa norte-americana.

Monique Goyens, diretora-geral do BEUC, disse publicamente que esta afirmação da Apple “é cientificamente imprecisa e pode enganar os consumidores. Para efeitos de contexto, a BEUC é uma organização que reúne 45 associações de consumidores independentes, oriundos de 31 países da União Europeia.

Também a organização Carbon Market Watch está a contestar a alegação da Apple, dizendo que esta sugere que os consumidores estão a “comprar um smartwatch que não causa impacto no clima”.

Mas a Apple não é a única empresa que levanta preocupações à União Europeia. De acordo com esta entidade, outras empresas alegam também a neutralidade de carbono, sem a cumprir na totalidade.

Por essa razão, a EU anunciou já o seu plano de proibir o uso de alegações de neutralidade de carbono. A medida não foi ainda oficializada, mas tudo aponta para que entre em vigor no ano de 2026.

Apple reduziu emissões de carbono, mas não na totalidade

Ainda que conteste as alegações da Apple, a União Europeia reconhece que a empresa fez um bom trabalho. A marca conseguiu eliminar 81% das emissões de carbono baseadas no seu Apple Watch, desde 2015.

A própria Apple, no comunicado de imprensa referente ao seu smartwatch, admite que esta alegação de neutralidade baseia-se no uso de créditos compensatórios.

A Apple conseguiu reduzir as emissões de carbono originadas pelos materiais, eletricidade e transporte. Afirma a empresa que “a pequena quantidade de emissões restantes é compensada com créditos de carbono de alta qualidade”.

Dizem os especialistas do mercado que a referida pequena quantidade equivale a 7 a 12 quilos de emissões por cada relógio produzido.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt