Apple em negociações com governo chinês pela App Store

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Depois de ter cedido à legislação da União Europeia ao integrar uma porta universal USB-C no iPhone, a Apple está novamente a travar um braço de ferro com as autoridades governamentais.

Desta vez, é o governo chinês que quer que a empresa de Cupertino faça mais alterações relacionadas com a sua App Store.

App Store já implementou uma nova regra para programadores

imagem do iPad com ícones de várias aplicações
A Apple e o governo chinês estão a chegar a acordo sobre a App Store Crédito@Apple

A China é um mercado relevante para a Apple, assim como para as restantes marcas tecnológicas e, por essa razão, a empresa de Cupertino tem vindo a alterar as regras da App Store para cumprir a legislação chinesa.

A empresa de Tim Cook já colocou em vigor a nova regra que exige que os programadores adquiram uma licença chinesa para que as suas apps disponíveis na App Store possam ser instaladas pelos utilizadores chineses, naquele mercado.

Uma medida que pretendia aliviar a pressão de Pequim exercida sobre a Apple e que não agradou totalmente aos programadores. Mas ainda assim, a Apple seguiu em frente e a regra está já em vigor naquele país.

Tim Cook reúne-se com ministro chinês de TI para resolver questão de App Store

Mas parece que esta medida pode não ser suficiente para as autoridades chinesas. Por essa razão, Tim Cook já se reuniu com o ministro chinês para a área de Tecnologias de Informação para debater esta questão da App Store.

De acordo com as informações divulgadas, a Apple está empenhada em apoiar os parceiros chineses, assim como ajudá-los a crescer. O CEO de Cupertino disse às autoridades chinesas que a empresa vai continuar a operar naquele país, respeitando a legislação imposta.

A Apple quer inclusive criar um ecossistema melhor para ajudar os programadores locais a desenvolverem o seu trabalho e a colocá-lo na conhecida loja de aplicações da marca.

Por sua vez, o ministro chinês terá garantido que o país vai abrir mais à economia global, tendo até já anunciado a redução de restrições ao investimento estrangeiro na indústria do país. O responsável governamental foi ainda mais longe e disse esperar que a Apple continue a investir na China e que tenha ganhos com a atualização industrial do país.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt