Uma nova perspectiva do mundo

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

Veja o mundo de uma nova maneira, através do acesso de dispositivos à Internet.

Ora aqui temos uma nova maneira de ver o nosso planeta, um mapa ilustrando a localização de cada dispositivo ligado à internet. Esta imagem foi criada por John Matherly, o fundador da Shodan, um motor de busca para aparelhos online. Através de um ping-back conseguiu mapear todos os dispositivos que responderam.

O resultado foi este:

As cores mostram a concentração de dispositivos em cada área. Quanto mais vermelho maior é a concentração de aparelhos ligados à Internet. Quanto mais azul, menor. PS: se virem com atenção podem encontrar um único ponto no meio da Gronelândia e dois em Madagáscar.

O processo utilizado para o mapeamento foi bastante simples. Enviando um PING request, ou pedido de ping para todos os dispositivos na Internet, esperar pelas respostas e guardá-las, segundo o seu criador este processo demorou 5 horas e 12 horas a criar o mapa.

O mundo ilumina-se através dos nossos computadores, smartphones, tablets e demais gadgets. Obviamente esta distribuição global no acesso à Internet pode servir como mais um indicador social. Basta olhar para o contraste de cores.

Deixe-nos o seu Like na página doYoutube .

Aplicação para Android 4Gnews.pt Windows Phone 4Gnews.pt 8 e 8.1

fonte

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.