Um smartphone Tesla resolveria os problemas de Elon Musk?

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Desde há algum tempo que circulam muitos rumores sobre o primeiro smartphone da Tesla. Elon Musk quer entrar neste mercado para competir com marcas como a Apple, Xiaomi e Samsung.

Recentemente, a ideia de um smartphone Tesla ganhou nova força com um tweet de Musk, no qual afirmava que, caso a Apple e Google banissem a app do X das suas lojas de aplicações, ele ia mesmo lançar um smartphone.

As razões para o lançamento de um smartphone Tesla

render do Tesla Phone
Render do Tesla Phone Crédito@ADRStudioDesign

Mas não é apenas a rede social X que está a empurrar o empresário para entrar no mercado de smartphones. O último relatório financeiro da Tesla não trouxe boas notícias a Elon Musk.

A empresa acabou o primeiro trimestre com lucros de 1129 milhões e dólares (1057 milhões de euros), registando uma quebra de 55% face ao mesmo período de 2023.

As más notícias continuam com a faturação do primeiro trimestre de 2024 a cair 9%, ficando-se pelos 21.301 milhões de dólares, cerca de 19.950 milhões de euros.

Em comunicado, a Tesla esclarece que na origem desta queda "está uma descida do preço médio dos veículos” e uma descida no volume de vendas, "parcialmente justificada pela atualização do Model 3". A Tesla fala também em perturbações na produção das suas instalações fabris fábrica em Berlim e num "impacto cambial negativo de 200 milhões de dólares" – 187 milhões e euros.

E depois de a agência Reuters ter noticiado que a Tesla abandonou o projeto de desenvolver um veículo mais barato, talvez a solução para equilibrar as contas passe por um lançamento surpresa de um smartphone da marca.

Design do Tesla Phone

Alguns renders divulgados no mundo Web mostraram já como poderá ser o look do Tesla Phone. Ninguém arriscou muito e parece que podemos esperar um design com molduras reduzidas e acabamento em vidro e metal.

Como não podia deixar de ser, o logótipo da Tesla estaria presente no painel traseiro e de forma visível.

Recursos de topo

É expectável que Elon Musk queira que o Tesla Phone esteja posicionado no segmento premium, o que significa que o terminal vai contar com recursos de topo. Os rumores falam num processador de primeira linha sem especificar o modelo e também numa memória RAM com generosos 16 GB.

É também pouco provável que o empresário desenvolva um sistema operativo próprio da Tesla. Tudo aponta para que o terminal Tesla execute uma versão personalizada do Android da Google, à semelhança do que acontece com os modelos premium Samsung e Xiaomi.

Existem também fortes probabilidades de o Tesla Phone fornecer compatibilidade com a Internet via satélite da Starlink, afinal o empresário também detém esta empresa.

Outros rumores apontam para um ecrã AMOLED com, pelo menos, seis polegadas, carregamento solar, controlo remoto para veículos Tesla e câmaras avançadas, não existindo informação sobre a resolução e capacidades dos sensores fotográficos.

Preço e data de lançamento do Tesla Phone

Não há qualquer informação sobre uma possível data de lançamento para o Tesla Phone. A meio do ano passado, alguns rumores apontavam para que o modelo fosse lançado em abril de 2024, mas notoriamente tal não aconteceu.

Uma história diferente para o preço. Dizem os rumores que o Tesla Phone pode chegar ao mercado com valores entre os 800 $ e 1200 $. Numa conversão direta da moeda estamos a falar de valores entre os 750 € e 1125 €, o que efetivamente posiciona o modelo no segmento premium de smartphones.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt