UE pede à Apple e Google esclarecimentos sobre segurança na App Store

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 1 min.

A Comissão Europeia anunciou nesta quinta-feira que solicitou à Apple e ao Google um esclarecimento sobre as medidas que estão a ser tomadas para gerir os riscos nas suas lojas de aplicações, de acordo com a nova Lei de Serviços Digitais (DSA).

Aprovada pelo Tribunal de Justiça da União Europeia em julho deste ano, a DSA estabelece diversas medidas para proteger os cidadãos europeus e prevenir a utilização indevida dos seus dados pessoais.

Lojas de apps UE
Imagem: Shutterstock / kateukraine e rvlsoft

Em comunicado, um representante da União Europeia informou que as duas gigantes da tecnologia têm até o dia 15 de janeiro de 2024 para fornecerem mais informações sobre a segurança das suas plataformas online para a compra de aplicações.

"A Comissão solicita aos fornecedores destes serviços que forneçam mais informações sobre como identificaram diligentemente quaisquer riscos sistémicos relativos à App Store e ao Google Play."

O Google e a Apple fazem parte de um grupo formado pelas maiores empresas tecnológicas do mundo que foram designadas como "Gatekeepers" pela Comissão Europeia, empresas que controlam a maior parte dos serviços digitais hoje.

Essas empresas e alguns dos seus principais serviços estão a ser alvo de um escrutínio jurídico sem precedentes desde a entrada em vigor da DSA este ano. As medidas servem para proteger o combate a conteúdos ilegais, riscos de segurança online, sistemas de recomendação e anúncios online.

Editores 4gnews recomendam:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.