Ubuntu 4gnews (1)

O Ubuntu 16.04 LTS, a mais recente versão do sistema operativo da Canonical, foi lançado hoje. Confere quais são as novidades e se vale a pena actualizar para a nova versão. Sendo uma LTS (Long Term Support) o novo Ubuntu terá actualizações durante 5 anos. Ou seja, até 2021. É por isso, desde logo, uma versão estável e de instalação recomendada.

Vê ainda: O que é que Netflix, Snapchat, Instagram, Uber e Tesla têm em comum? O ubuntu.

   

A primeira grande novidade é a versão 4.4 do kernel do Linux que vem introduzir uma data de melhorias a nível de estabilidade, performance, eficiência e que trás mais suporte para o hardware mais recente da Intel e da AMD. Ainda no campo do hardware, se és gammer, fica a saber que o ubuntu actualmente vem com drivers para o Logitech G29 Racing Wheel.

A segunda grande alteração é polémica dentro da comunidade, mas merece ser mencionada. O Ubuntu actualmente suporta o sistema de ficheiros do tipo ZFS. Sendo a primeira versão do Ubuntu que suporta esse sistema de forma nativa.

Ubuntu 4gnews 2

Em terceiro ligar podemos dizer que a nova versão do Ubuntu já traz o Python 3.5 por defeito, mas as aplicações que ainda usam Python 2 permanecem a funcionar de forma perfeitamente normal.

Vê ainda: Meizu MX5 Ubuntu edition: hands-on e primeiras impressões na #MWC16

A quarta grande alteração é a introdução dos pacotes Snappy que trazem duas grandes vantages: 1) os developers conseguem fazer-te chegar imediatamente a ultima versão da sua aplicação e 2) o isolamento e confinamento das aplicações melhora a segurança e a fiabilidade do software.

app-tile-guide-750x421

 

Em quinto lugar há a dizer que ainda não é desta que temos a Unity 8, mas sim a Unity 7.4 e a nova versão da Desktop Shell está melhor que nunca, extremamente fluída e cheia de novos atalhos que dão imenso jeito (como desligar o PC, reiniciar ou terminar sessão directamente através da Dash) e as pesquisas online foram desactivadas da Dash.

A Canonical decidiu, para além disso, dar a oportunidade de mover a launcher para o fundo do ecrã em vez de ficar só no lado esquerdo, algo que já vinha a ser pedido há bastante tempo. Estas alterações revelam como a Canonical ouve a comunidade e depende dos developers independentes. Não se revelando uma empresa fechada como a Apple ou a Microsoft que se estão borrifando para o que o utilizadores querem ou deixam de querer.

session

Para além destas 5 grandes alterações, correcção de bugs e melhoramentos de segurança e performance, há ainda a dizer que praticamente todas as aplicações nativas vêm na mais recente versão, como é habitual, e foram actualizadas; sendo que o Brasero e o Empathy foram, finalmente, removidos!

ubuntu 4gnews 4

Em suma, se usas Ubuntu deves actualizar para a mais recente versão, pois este novo Ubuntu é o melhor de sempre. Se não usas Ubuntu, caso querias vir a usar deverás começar já por esta 16.04 LTS e não te arrependerás.

Podes clicar no link abaixo para fazer o download da mais recente versão do Ubuntu:

DOWNLOAD DO UBUNTU 16.04 LTS

Talvez queiras ver:

ViaOMG! UBUNTU!
FonteUbuntu
Tech Editor aqui na tua, nossa e vossa 4gnews, onde a tecnologia é falada em Português. Repórter ocasional e legal hacker. Orgulhosamente nascido no ano em que a Word Wide Web foi inventada, a Nintendo lançou o Game Boy, o primeiro episódio dos Simpsons foi para o ar e o Muro de Berlim caiu.