Ubuntu 16.04 LTS e as 5 principais novidades que fazem dele a melhor versão de sempre

Tiago Vahía Pessoa
Tiago Vahía Pessoa
Tempo de leitura: 2 min.

O Ubuntu 16.04 LTS, a mais recente versão do sistema operativo da Canonical, foi lançado hoje. Confere quais são as novidades e se vale a pena actualizar para a nova versão. Sendo uma LTS (Long Term Support) o novo Ubuntu terá actualizações durante 5 anos. Ou seja, até 2021. É por isso, desde logo, uma versão estável e de instalação recomendada.

Vê ainda: Meizu MX5 Ubuntu edition: hands-on e primeiras impressões na #MWC16

A quarta grande alteração é a introdução dos pacotes Snappy que trazem duas grandes vantages: 1) os developers conseguem fazer-te chegar imediatamente a ultima versão da sua aplicação e 2) o isolamento e confinamento das aplicações melhora a segurança e a fiabilidade do software.

Em quinto lugar há a dizer que ainda não é desta que temos a Unity 8, mas sim a Unity 7.4 e a nova versão da Desktop Shell está melhor que nunca, extremamente fluída e cheia de novos atalhos que dão imenso jeito (como desligar o PC, reiniciar ou terminar sessão directamente através da Dash) e as pesquisas online foram desactivadas da Dash.

A Canonical decidiu, para além disso, dar a oportunidade de mover a launcher para o fundo do ecrã em vez de ficar só no lado esquerdo, algo que já vinha a ser pedido há bastante tempo. Estas alterações revelam como a Canonical ouve a comunidade e depende dos developers independentes. Não se revelando uma empresa fechada como a Apple ou a Microsoft que se estão borrifando para o que o utilizadores querem ou deixam de querer.

Para além destas 5 grandes alterações, correcção de bugs e melhoramentos de segurança e performance, há ainda a dizer que praticamente todas as aplicações nativas vêm na mais recente versão, como é habitual, e foram actualizadas; sendo que o Brasero e o Empathy foram, finalmente, removidos!

Em suma, se usas Ubuntu deves actualizar para a mais recente versão, pois este novo Ubuntu é o melhor de sempre. Se não usas Ubuntu, caso querias vir a usar deverás começar já por esta 16.04 LTS e não te arrependerás.

Podes clicar no link abaixo para fazer o download da mais recente versão do Ubuntu:

DOWNLOAD DO UBUNTU 16.04 LTS

Talvez queiras ver:

  • Motorola irá lançar um novo produto no dia 9 de junho, Moto G4 a caminho?
  • Acer Liquid Zest Plus lançado oficialmente com câmara de 13MP, Snapdragon 410 e bateria de 5000 mAh
  • Fabricantes de smartphones Chineses sentem vendas a cair devido ao iPhone SE