Twitter: polémica pelo algoritmo favorecer pessoas de cor branca

Filipe Alves
Comentar

Numa altura onde o movimento "#BlackLivesMatter" é mais forte que nunca, o Twitter está envolvido numa nova polémica devido ao seu algoritmo valorizar, em alguma forma, as pessoas brancas face as de cor escura.

A publicação foi primeiramente publicado por um utilizador chamado de "Tony". A publicação acabou por ter tanta popularidade que chegou mesmo aos desenvolvedores do Twitter.

Publicação no Twitter que está a dar que falar

Trying a horrible experiment...Which will the Twitter algorithm pick: Mitch McConnell or Barack Obama? pic.twitter.com/bR1GRyCkia

— Tony “Abolish (Pol)ICE” Arcieri 🦀 (@bascule) 19 de setembro de 2020

Com mais de 70 mil retweets e 177 mil interações a publicação ficou rapidamente viral. O utilizador referiu "Estou a tentar uma terrível experiência...Qual dos dois o algoritmo escolherá: Mitch McConnell ou Barack Obama?"

A publicação contava com 4 fotografias. Duas de cada um deles. Num resumo das fotos, o Twitter algoritmo escolheu aquelas em que o Mitch McConnel estava presente.

Let's try inverting the colors... (h/t @KnabeWolf) pic.twitter.com/5hW4owmej2

— Tony “Abolish (Pol)ICE” Arcieri 🦀 (@bascule) 19 de setembro de 2020

O caso não foi o único. Aliás, o Barack Obama só ficou no topo quando o utilizador decidiu colocar os dois com a mesma tonalidade (efeito RaioX).

thanks to everyone who raised this. we tested for bias before shipping the model and didn't find evidence of racial or gender bias in our testing, but it’s clear that we’ve got more analysis to do. we'll open source our work so others can review and replicate. https://t.co/E6sZV3xboH

— liz kelley (@lizkelley) 20 de setembro de 2020

Uma das desenvolvedoras do Twitter, Liz Kelley, referiu que existe um problema, porém, que não tinha sido identificado quando a funcionalidade foi atualizada.

Ainda assim, afirmou que a sua equipa iria analisar a situação mais a fundo, reconhecendo o problema e prometendo a retificação assim que possível.

A ver vamos quanto tempo demora o Twitter a resolver a situação. Entretanto, são muitos os utilizadores que vão tentando a sua versão de imagem. Os resultados são (claramente) favoráveis à tonalidade clara.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.