Twitter: polémica pelo algoritmo favorecer pessoas de cor branca

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Numa altura onde o movimento "#BlackLivesMatter" é mais forte que nunca, o Twitter está envolvido numa nova polémica devido ao seu algoritmo valorizar, em alguma forma, as pessoas brancas face as de cor escura.

A publicação foi primeiramente publicado por um utilizador chamado de "Tony". A publicação acabou por ter tanta popularidade que chegou mesmo aos desenvolvedores do Twitter.

Publicação no Twitter que está a dar que falar

Com mais de 70 mil retweets e 177 mil interações a publicação ficou rapidamente viral. O utilizador referiu "Estou a tentar uma terrível experiência...Qual dos dois o algoritmo escolherá: Mitch McConnell ou Barack Obama?"

A publicação contava com 4 fotografias. Duas de cada um deles. Num resumo das fotos, o Twitter algoritmo escolheu aquelas em que o Mitch McConnel estava presente.

O caso não foi o único. Aliás, o Barack Obama só ficou no topo quando o utilizador decidiu colocar os dois com a mesma tonalidade (efeito RaioX).

Uma das desenvolvedoras do Twitter, Liz Kelley, referiu que existe um problema, porém, que não tinha sido identificado quando a funcionalidade foi atualizada.

Ainda assim, afirmou que a sua equipa iria analisar a situação mais a fundo, reconhecendo o problema e prometendo a retificação assim que possível.

A ver vamos quanto tempo demora o Twitter a resolver a situação. Entretanto, são muitos os utilizadores que vão tentando a sua versão de imagem. Os resultados são (claramente) favoráveis à tonalidade clara.

Editores 4gnews recomendam:

  • WhatsApp: a funcionalidade que todos esperam está prestes a chegar!
  • PS5: imagens reais mostram que a nova consola é bem maior do que se pensava!
  • Xiaomi Mi 10T Lite: prepara-te para o novo smartphone com um preço que te vai conquistar!
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.