Twitter para Android muda de nome e ícone, eis a app "X"

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

É o fim do pássaro azul! Até mesmo no lado Android do mundo da telefonia móvel teremos que nos despedir do nome e ícone, além de toda a identidade visual até então associada à marca Twitter. O futuro, sob a batuta de Elon Musk passará pela nova aplicação X.

Após ter concretizado um dos maiores rebrandings que temos memória nos últimos anos, a rede social pertencente a Elon Musk passa a assumir a sua nova identidade. Finda a era do Twitter e da sua mascote em tons de azul, está na altura de acolher a nova X.

Está na hora de nos despedirmos do Twitter e dizer "olá" à X

Twitter X

Em causa está a atualização geral da aplicação do Twitter, já em distribuição para os utilizadores Android através da Google Play Store, atualizando vários elementos. Desde o nome, ao ícone e principais elementos visuais, esta é a atualização sem retorno para o Twitter.

A mudança em curso chegou já a uma boa parte dos utilizadores da aplicação Twitter nos dispositivos Android, mudando radicalmente de aspeto. Aliás, a própria listagem da aplicação na Google Play Store começa já a exibir a nova marca, o novo branding do antigo Twitter do pássaro azul.

De modo similar, a página do programador / empresa responsável pela aplicação apresenta-se agora como a X Corp., entidade ilustrada apenas com imagens escuras, sem mais contexto. Esta é, note-se a

Twitter X Corp
Página do programador / entidade responsável pelo Twitter @ X Corp.

Estas alterações foram aplicadas por todo o globo ao longo das últimas horas, não só na Google Play Store, mas também na App Store para iOS (iPhone). Aí temos também a referência à X Corp. como entidade responsável pela aplicação em apreço.

Ainda que de momento continue a estar visível, o próprio pássaro azul também terá os dias contados, bem como o nome da própria rede social. Ao que tudo indica, este rebranding é um trabalho em curso, caminhando gradualmente para a nova identidade.

Twitter X Corp.
Listagem da aplicação Twitter na App Store para iOS.

Em simultâneo, temos também outras alterações orgânicas como o nome do programa / modalidade de subscrição nesta rede social, deixando de se chamar Twitter Blue para ser simplesmente apelidado de "Blue".

Importa frisar que esta atualização da marca e da rede social está a ser implementada de forma gradual e faseada um pouco por todo o mundo. Por isso, não estranhem se a vossa app para Android e / ou iOS mudar consideravelmente da noite para o dia.

Será, por fim, uma mudança definitiva, parte integrante dos esforços de Elon Musk para criar um novo ecossistema social.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.