Twiter lança nova ferramenta para evitar que "espalhes" Fake News

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Durante o último ano o Twitter enfrentou uma grande batalha contra a propagação de Fake News na sua plataforma, provando ser um dos maiores desafios de sempre. Em junho, começaram a realizar os testes de uma nova ferramenta que tem como principal objetivos tentar evitar que utilizadores partilhem links para notícias com conteúdo duvidoso.

Agora, a rede social confirmou que já está a trabalhar nos últimos preparativos para expandir esta ferramenta para todos os utilizadores. A ferramenta é tão simples quanto eficiente, apresentando um alerta a todos os utilizadores que tentarem partilhar um link que não chegaram sequer a abrir.

"Cabeçalhos não contam toda a história", avisa o Twitter

O aviso apresentado na rede social não deixa margem para dúvidas, avisando o utilizador que as "letras gordas" nem sempre contam a história toda de uma forma clara. Depois, dão a possibilidade do utilizador ler o artigo diretamente no Twitter, não precisando de ser redirecionado para uma segunda aplicação.

Ainda que os avisos sejam bastante claros, é importante salientar que não passam disso mesmo, dando sempre a escolha ao utilizador, que pode continuar com a publicação sem ler primeiro o artigo.

Nova ferramenta é extremamente eficiente

Durante a fase de testes, que decorreu apenas com utilizadores Android, os resultados apresentados são realmente impressionantes. De acordo com as informações publicadas pelo Twitter, os objetivos para esta ferramenta foram cumpridos na perfeição:

  • Utilizadores abriram os artigos muito mais vezes (40%) depois de ver o alerta
  • Utilizadores começaram a abrir artigos mais vezes (33%) antes de tentarem partilhar o link
  • Utilizadores deixaram de publicar o artigo depois de ler o conteúdo

Obviamente que esta não é a ferramenta milagrosa que irá exterminar as Fake News no Twitter. No entanto, vai garantidamente ser uma excelente adição para que o conteúdo partilhado na rede social seja de maior valor para os restantes utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple abre uma exceção ao Facebook que vai gerar muita discussão
  • Utilizas o Instagram, Facebook e outras redes sociais? Tens (mesmo) de ver este documentário na Netflix
  • Twitter: polémica pelo algoritmo favorecer pessoas de cor branca
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.