Tudo o que já sabemos sobre o iPhone 14 Pro e 14 Pro Max

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Só em setembro é que vamos conhecer os próximos topo de gama da Apple iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max, mas já sabemos que vamos ter algumas novidades muito bem-vindas.

Preparámos um resumo de todas as informações conhecidas até agora de dois dos smartphones mais aguardados do momento.

Modelos Pro do iPhone 14 vão contar com algumas alterações significativas

Apple iPhone 13
Os modelos iPhone 14 e iPhone 14 Max vão manter o chip A15 Bionic presente na atual geração 13 do iPhone aqui na imagem Crédito@Divulgação Apple

A primeira grande mudança que podemos esperar ver nos modelos Pro da próxima geração de iPhone será ao nível do design.
Avançam os rumores que os modelos vão deixar de ter um entalhe no ecrã para adotar a fórmula de pílula mais furo que irão alojar o sensor frontal e o Face ID. Esta pequena grande alteração vai traduzir-se numa proporção de ecrã maior, o que deve agradar aos utilizadores iOS.

Mas o design terá ainda mais uma novidade. Ao que tudo indica, a Apple vai disponibilizar uma variante de cor roxa nos dois modelos Pro do iPhone 14.

Não é ainda conhecida a tonalidade exata, mas se pensarmos na última opção verde que a marca disponibilizou para o iPhone 13 é provável que se trate de um tom metalizado e mais discreto do que pode parecer à primeira vista.

Novo chip e câmara atualizada nos modelos Pro do iPhone 14

Mas a grande mudança e também a mais esperada estará bem guardada no interior tanto do iPhone 14 Pro como do iPhone 14 Pro Max. Falamos do novo processador A16 Bionic, proprietário da marca.

Este, juntamente com os 6 GB de memória RAM integrados, deverá conferir uma velocidade de desempenho nunca antes vista num modelo iPhone. Também no interior a nova geração Pro do iPhone 14 pode "esconder" conectividade Wi-Fi 6E, o que irá tornar estes modelos à prova de futuro.

Também na parte ótica é esperada uma grande mudança. De acordo com todos os rumores divulgados, a Apple irá atualizar os sensores integrados para uma resolução de 48 megapixéis, além de conferir também capacidade para gravar vídeo 8K. Esta é uma melhoria significativa face aos 12 megapixéis atuais e apenas estará presente nos modelos iPhone 14 Pro e 14 Pro Max.

Por último, mas não menos importante, os ecrãs de ambos os terminais Pro vão contar com tecnologia ProMotion. Por outras palavras, vão fornecer uma taxa de atualização dinâmica de até 120 Hz.

Resta-nos dizer que, apesar de todos os constrangimentos que a Apple tem enfrentando com confinamentos nas localidades chinesas onde decorre a produção da próxima geração de iPhone, os terminais devem ser lançados na data prevista.

A ter em conta o histórico da marca, podemos esperar um evento na primeira ou segunda terça-feira do mês de setembro que, este ano, será a 6 ou 13 do referido mês, por volta das 18 horas de Portugal. Mas até lá devemos ter mais pormenores revelados de um dos smartphones mais esperados do ano.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt