TikTok tem novos recursos de segurança e chega à Android TV

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A rede social do momento, o TikTok, está agora disponível na Google Play Store para Android TV. Além disso, introduz novos mecanismos para reduzir a propagação de notícias falsas e desinformação na sua plataforma com a nova atualização.

Para que o utilizador pense no que está prestes a publicar, ou para que tenha mais informação sobre aquilo que vê na plataforma. De forma simples, mas potencialmente eficaz, teremos novos prompts ou avisos pop-up que nos podem alertar em certos casos.

O TikTok quer colocar um travão na desinformação

O TikTok é, sobretudo, uma comunidade de utilizadores focada no entretenimento e criatividade, que rapidamente cresceu para se transformar num fenómeno mundial. Agora, a rede social assume também responsabilidade no combate à desinformação.

A rede social, através do seu blog, expressa a necessidade de se considerar o que é publicado, antes de carregar no botão de partilha. No lado oposto, para quem está a ver os conteúdos, também importa ter um mínimo de discernimento.

Para acatar ambas as partes, antes de partilhar um conteúdo o utilizador verá uma janela de contexto que lhe perguntará se "tem a certeza que quer partilhar este vídeo". Do outro lado, surgirá um aviso sempre que determinado vídeo for denunciado por conteúdo não fidedigno, ou o mesmo seja sinalizado por informações não verificadas.

O TikTok revê ativamente as publicações na sua rede social

Afirmando remover todo o conteúdo identificado como desinformação ou notícias falsas, a plataforma toma assim novas medidas no sentido de diminuir o impacto de informações não confirmadas. Conteúdos que podem não ser falsos, portanto, perfeitamente legítimos, mas que a plataforma não conseguiu verificar. Conteúdos que ficam no limbo, uma área de incerteza.

Sempre que a dúvida persista, será apresentada uma notificação de cautela. Nestes casos, os utilizadores verão um pequeno cartão onde é afirmado que o vídeo contém informação não verificada, desse modo, alertando-os.

A rede social apela aos seus utilizadores para pararem um pouco para pensar antes de partilhar, ou consumir conteúdo na sua plataforma. O se aplica às partilhas na sua rede social e interações na sua rede social.

Ainda de acordo com o TikTok, os três tipos de avisos terão reduzido as partilhas em cerca de 24% durante a fase de testes. Agora, a função é implementada com as atualizações das aplicações do TikTok para dispositivos Android e iOS.

Também está disponível para Android TV na Google Play Store

Aos utilizadores interessados em trazer os conteúdos da plataforma para a sua televisão com Android TV, agora também o podem fazer. A rede social disponibilizou recentemente a aplicação adaptada para a plataforma da Google na Play Store.

Apesar de ainda carecer de algum trabalho para adaptar os vídeos verticais ao grande ecrã, já é possível instalar o TikTok para Android TV a partir da Google Play Store. É uma boa forma de reforçar o entretenimento no televisor inteligente.

A listagem está online, permanecendo a app gratuita.

Editores 4gnews recomendam;

  • 3 razões para apagar a app do Facebook do smartphone em 2021
  • Facebook pode estar a seguir-te mesmo quando estás offline. Eis como impedir!
  • Facebook, WhatsApp e Instagram nunca foram tão populares!
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.