Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

TikTok em risco nos EUA: o que pode significar a nova lei?

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Esta quarta-feira, dia 13 de março, ficou marcada pela aprovação de uma lei nos Estados Unidos, por parte da Câmara dos Representantes, que pode levar a que o TikTok seja banido do país. De acordo com a CNN, a fase seguinte do processo é a votação no Senado, que irá determinar se, na prática, a lei entrará em vigor ou não.

Importa destacar que, para o projeto avançar, tem de ser aprovado quer pela Câmara dos Representantes quer pelo Senado. Só depois disso é que a pasta passa para o presidente. Sobre o assunto, Joe Biden foi claro na sua intenção de aprovar a medida.

De qualquer forma, ainda não existem garantias acerca da aprovação final da lei. Em entrevista à CNN, a presidente da Comissão de Comércio do Senado, Maria Cantwell, afirma que vai procurar um “caminho constitucional” e que consiga proteger a liberdade das pessoas.

Os EUA voltam atrás só se o TikTok se separar da ByteDance, empresa chinesa

TikTok USA
Imagem Ilustrativa (via Pexels e Wikipedia)

Para o TikTok permanecer nos Estados Unidos, os norte-americanos apelam a uma mudança. Esta consistiria na separação entre o TikTok e a ByteDance, empresa chinesa. Os Estados Unidos veem perigo nessa ligação, já que, no seu entender, o governo da China pode utilizar as informações da ByteDance, de modo a obter os dados dos users americanos.

A posição dos Estados Unidos tem gerado alguma controvérsia. De acordo com a CNN, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da China vê a medida como um “ato de bullying”. Já o TikTok vê nesta possível proibição um ataque aos direitos e liberdade de expressão dos cerca de 170 milhões de utilizadores dos Estados Unidos.

Quem não deixou a situação passar em branco foi Donald Trump. Recorde-se que o ex-presidente dos Estados Unidos chegou a ser contra o TikTok. Contudo, a sua posição mudou e o político refere que se o TikTok saísse dos Estados Unidos quem mais beneficiaria seria o Facebook.

Trump refere que quem mais ganhava era o “inimigo do povo”: Facebook

No entender de Trump, o Facebook é uma rede social “inimiga do povo”. Ainda que este reconheça que banir o TikTok dos Estados Unidos seja uma decisão complicada de tomar, reforça que a rede social criada por Mark Zuckerberg tem sido muito má para o país (via CNN).

A situação gera alguma preocupação junto do TikTok. De acordo com a rede social, esta decisão pode custar o trabalho a cerca de 300.000 pessoas (via SIC Notícias). O CEO do TikTok, Shou Chew, faz ainda o apelo a que os utilizadores se manifestem. Podes ver o vídeo completo, abaixo.

https://t.co/RfFqeNCHXT

— Shou Chew (@shouchew) 14 de março de 2024
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.