Threads na Europa? Rival do Twitter bloqueado pelo grupo Meta

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A nova aplicação Instagram Threads, ou simplesmente Threads, a rival do Twitter continua a não estar disponível - por via oficial - na Europa. O bloqueio prende-se com a normativa europeia descrita na Lei dos Mercados Digitais (DMA) que estipula regras mais rigorosas para a salvaguarda da privacidade dos cidadãos europeus.

Existem, contudo, métodos paralelos para instalar a Threads, tal como demos a conhecer previamente. Face ao exposto, o Threads continua não disponível na Europa e pode tardar em chegar. Em todo o caso, o grupo Meta para já não tem outra hipótese a não ser bloquear a sua rede social no nosso continente.

Alguns utilizadores deixaram de poder entrar no Threads na Europa

Facebook Meta Threads

Tal como avançam os colegas da 9to5Mac, o conteúdo da Threads deixou inclusive de estar disponível em várias regiões da Europa. Ou seja, mesmo que tenham conseguido instalar a aplicação por métodos paralelos, é possível que deixem de ver os conteúdos a ser apresentados na própria aplicação.

Até ao momento bastava instalar a aplicação fora da Google Play Store para Android. O ficheiro APK pode ser encontrado em vários repositórios e instalado paralelamente no nosso dispositivo móvel.

Entretanto, a própria aplicação já registou mais de 100 milhões de utilizadores registados desde o seu lançamento há cerca de uma semana. Mais uma vez, o cerne da questão reside na privacidade, ou atentado à mesma, que engloba a nova aplicação.

Entre a curiosidade perante o novo rival do Twitter, o descontentamento de alguns utilizadores para com a rede social de Mark Zuckerberg, o crescimento repentino da Threads é inegável. Porém, nada aponta para uma disponibilização em breve desta nova aplicação no nosso mercado.

Meta terá restringido os conteúdos da Threads na Europa

This is the reason why Threads does not yet exist in Europe: pic.twitter.com/5xuWQqjabB

— alpнacenтaυrї (@alphacentauriii) 13 de julho de 2023

O grupo Meta está decidido a evitar problemas com este tipo de práticas na Europa, nem que para tal tenha que restringir os conteúdos disponíveis na nossa região. Desse modo, evita uma possível sanção aplicada pelo legislador europeu.

Entretanto, a empresa estará a trabalhar no compliance, ou conformidade da nova app com as regras e disposições legais em vigor na União Europeia. Só assim, posteriormente, é que poderemos vir a ter esta nova plataforma social amplamente disponível.

De momento, portanto, a maior concentração de utilizadores da aplicação está centrada nos Estados Unidos da América. Ao que tudo indica, terá sido uma medida preventiva por parte do próprio grupo Meta, sem hipótese de ação pelos utilizadores.

Aliás, até ao momento o grupo Meta não comentou a situação, pelo que não sabemos se esta restrição de conteúdos é pontual, ou se perdurará. De momento temos efetivamente que aguardar por novidades.

Por fim, aguardamos agora por novos desenvolvimentos, bem como pela autorização da União Europeia para que a nova app rival do Twitter possa então chegar à Europa. Em todo o caso, acreditamos que, tendo e mantendo o seu sucesso, a aplicação venha eventualmente a chegar também ao nosso mercado europeu.

The only threads he could land in Europe pic.twitter.com/yp5wUXveQ7

— Ryanair (@Ryanair) 6 de julho de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.