Tesla: venda anual de carros cai a primeira vez em mais de 10 anos

Pedro Alves
Pedro Alves
Tempo de leitura: 2 min.

As vendas da Tesla durante 2024 trouxeram ao novo ano de Elon Musk uma espécie de gosto amargo, provocado por mais notícias negativas do que positivas.

Se no trimestre que terminou a 31 de dezembro a marca conseguiu bater um recorde de vendas de veículos a nível global, na verdade esses números ficaram aquém das previsões para os três últimos meses do ano feitas por analistas de mercado e pela própria empresa.

Mas há mais: no total de 2024, pela primeira vez em mais do que uma década a Tesla registou uma queda nas suas vendas globais de automóveis. E como resultado as ações da empresa caíram cerca de 2% logo após o anúncio.

Meta dos 1,8 milhões por cumprir

Tesla: venda anual de carros cai a primeira vez em mais de 10 anos
Imagem: Tesla

Na informação divulgada esta quinta-feira sobre as suas vendas anuais, a Tesla revelou ter entregue a nível global 1.79 milhões de veículos em 2024, contra os 1,8 milhões vendidos no ano anterior.

Mesmo sendo uma diferença de algumas dezenas de milhar de unidades, num Universo de quase dois milhões de carros, a verdade é que a queda nas vendas em 2024 acaba gorar as previsões dos principais analistas de mercado, que apontavam para o valor de 1,8 milhões de carros.

Limitando ao último trimestre de 2024 a informação sobre as vendas, a Bloomberg indica que a Tesla conseguiu entregar um total de 495,570 veículos, ficando aquém das previsões, que apontavam para 512,277 unidades.

Uma análise da Bloomberg refere que as vendas nesse trimestre acabaram por ser reflexo da queda de 7,1% na produção, face ao mesmo período do ano anterior. Esta redução ter-se-á devido parcialmente “a cadeias de abastecimento apertadas e à diminuição da procura na China”.

Vendas do Cybertruck continuam ‘secretas'

Tesla: venda anual de carros cai a primeira vez em mais de 10 anos
Os dados sobre as vendas do Cybertruck continuam no 'segredo dos deuses', mas são vários os analistas a apontar que se vendem cada vez menos pickups elétricas da Tesla.
Imagem: Tesla

Mais uma vez a Tesla continua ser revelar dados concretos sobre as vendas do seu Cybertruck.

Os poucos dados que os novos números revelam prendem-se com informações sobre a produção de veículos nos últimos três meses de 2024 e, mesmo assim, em jeito de estimativa. Mais uma vez é a Bloomberg que avança com o número de 22,727 unidades atribuídas à produção, em conjunto, dos Modelos de topo S, X e de “outro modelo”.

Esta fonte vai ainda mais longe e refere que, apesar de a Tesla não separar as vendas do Cybertruck na informação oficial divulgada, várias “fontes externas”, incluindo a agência Reuters, sugerem que as vendas desta pickup elétrica diminuíram nos últimos meses de 2024.

Pedro Alves
Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.