Tesla poderá ser obrigada a substituir 158,000 carros de borla!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Ao longo dos últimos anos a Tesla tem sido envolvida em grandes polémicas decido aos seus carros elétricos que chegam com o computador de bordo equipado com o processador NVIDIA Tegra 3. O grande problema estava relacionado com uma memória flash eMMC NAND de 8GB que simplesmente deixava de funcionar após ser "demasiado utilizada", tornando o ecrã principal do carro inoperável.

Após ter lançado um novo programa de garantia para utilizadores com um Tesla Model S (2012-2018) e Model X (2016-2018), a empresa de Elon Musk poderá agora ver-se envolvida numa outra polémica. De acordo com informações avançadas pelo TechCrunch confirmam que a Tesla poderá ser obrigada a remover 158,000 carros elétricos das estradas.

Como resultado de uma investigação que decorre há vários meses, a NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) emitiu um pedido oficial para que a Tesla informe os todos os seus utilizadores com carros afetados por este problema que, irá realizar a retoma dos veículos.

Tesla vai ser obrigada a tomar medidas para garantir a "segurança" dos seus clientes

De acordo com um dos relatórios da NHTSA, estes problemas de funcionamento do computador de bordo poderão ser eventualmente responsáveis por inúmeros acidentes, visto que o ecrã principal é responsável pelo controlo de muitas funcionalidades essenciais dos carros.

Assim, a agência vai obrigar a Tesla a "recolher" milhares de carros elétricos, comprometendo-se em implementar uma solução satisfatória para resolver esta fragilidade dos seus carros.

Ainda não foi revelada qual poderá ser a estratégia final da fabricante, mas o mais provável é que necessitem de substituir todo o sistema de infotainment dos carros.

Relembro que estas limitações das memórias eMMC NAND de 8GB presentes nestes modelos, poderão deixar de funcionar por completo entre 5 a 6 anos. Deixando os seus utilizadores com elevados encargos financeiros para arranjar os seus carros que, claramente não deveriam existir.

Editores 4gnews recomendam:

  • Tesla Model S que se prepare. Chegou o rival com 1000km de autonomia
  • Tesla Model Y aparece em vídeo a mostrar como funciona a 3ª fila de assentos
  • Tesla lançará o seu carro mais barato de sempre já no próximo ano
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.