Tesla pede prudência no uso de nova funcionalidade do seu piloto automático

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

No final do mês passado, a Tesla começou a disponibilizar uma das funcionalidades há muito pedidas para o piloto automático. Em causa está o reconhecimento de sinais de STOP e semáforos vermelhos nas estradas.

Agora que esta opção começou a chegar a mais condutores, a Tesla emitiu um comunicado sobre a funcionalidade. O que a empresa de Elon Musk pede é que esta função seja usada com cautela.

"O recurso Semáforo e Controle de sinal de STOP não controlará todos os cruzamentos; portanto, deve prestar atenção e estar pronto para tomar medidas imediatas o tempo todo, incluindo travagem.

Esse recurso pode ser conservador e ser lento frequentemente no início. Com o tempo, conforme aprendemos com a frota, este recurso será mais natural. O desempenho pode ser prejudicado em ambientes difíceis, com pedestres, chuva, luz solar direta ou ao aproximar-se de controlos de tráfego obstruídos."

Reconhecimento de semáforos e sinais de STOP ainda está em fase de testes

Elon Musk tinha prometido que esta funcionalidade seria lançada ainda no final do ano passado. Como é facilmente percetível, isso acabou por não acontecer e só há cerca de um mês é que um punhado de condutores de carros Tesla receberam a novidade.

Só aqueles que fazem parte do programa de testes do software da Tesla é que já tiveram direito ao reconhecimento de sinais STOP e semáforos vermelhos. Isto atesta o quão inicial ainda está esta tecnologia e a empresa americana volta a frisá-lo neste comunicado.

À semelhança do que acontece com o piloto automático dos carros da Tesla, o condutor não se deve abstrair daquilo que se passa na estrada. A sua intervenção pode ser necessária a qualquer momento, sob pena de acontecerem acidentes.

A Tesla já nos mostrou que consegue desenvolver um software como nenhuma outra. Por isso será uma questão de tempo até que este reconhecimento de sinais chegue a mais condutores. Até lá, se fazes parte deste leque experimental, nunca tires os olhos da estrada, mesmo com o piloto automático ligado, e em especial dentro de um meio urbano.

Editores 4gnews recomendam:

  • Tesla: Elon Musk promete parqueamento autónomo até ao final do ano!
  • Elon Musk finalmente confirma porque é que o Tesla Model 3 tem uma câmara interna
  • Falha de segurança em carros Ford e Volkswagen coloca condutores em risco
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.