Tesla deverá começar a produzir as suas próprias baterias

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

As recentes declarações de Elon Musk, CEO da Tesla, praticamente confirmam que a empresa começará a produzir as suas próprias baterias. Embora não o tenha dito expressamente, a forma como o disse deixou poucas dúvidas.

O CEO da Tesla refere o recentemente aumento na produção destes componentes. Nesse sentido, ele frisa a necessidade de ir mais fundo na cadeia de fornecimento para garantir o cumprimento das necessidades de produção futuras.

Também o vice-presidente de tecnologia da Tesla praticamente confirmou esta mudança. Ao falar sobre as baterias dos carros da empresa, Drew Baglino refere que a empresa pretende ser "senhora do seu destino".

Baterias da Tesla serão fabricadas usando tecnologia da Maxwell

As baterias que a Tesla irá desenvolver por si própria terão como base a tecnologia adquirida à Maxwell. Graças a essa tecnologia, a empresa norte-americana será capaz de que se dobrar a potencialidade da sua atual tecnologia.

Para além disso, a tecnologia da Maxwell tem se mostrado capaz de reter 90% da sua capacidade mesmo depois de 1.500 ciclos. Significa isto uma maior durabilidade e autonomia face às atuais baterias incorporadas nos carros da Tesla.

Atualmente, a Tesla compra as baterias à Panasonic, que tem a sua linha de produção instalada na Gigafactory 1, no Nevada, Apesar de estarem no mesmo edifício, é como se estivessem separadas. A Panasonic produz as baterias para posteriormente as vender à Tesla.

O que significará isto para os consumidores?

Desde logo, a adoção de baterias baseadas na tecnologia da Maxwell resultará numa maior autonomia e maior longevidade. Dois pontos que extrema importância para qualquer um que avance para a compra de um carro elétrico.

Em segundo lugar, ao produzir as suas próprias baterias, a Tesla poderá poupar algum do dinheiro que é agora investido a comprar esses componentes junto da Panasonic. Poderá isso ter uma influência nos preços finais de venda dos carros? Esperemos que sim.

As novas baterias da Tesla já estarão secretamente em desenvolvimento

Na sequência desta notícia, funcionários da Tesla referem que já se encontram a trabalhar nestas novas baterias. Este processo já terá começado num laboratório "secreto" da empresa de Elon Musk.

Este suposta "laboratório secreto" está instalado no segundo piso da sua fábrica em Fremont. Aí, os engenheiros da construtora estão já a desenvolver protótipos de bateria de iões avançadas.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.