Tesla: desejada funcionalidade do piloto automático começa a chegar a mais utilizadores!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Depois de terem começado a disponibilizar uma nova atualização para um grupo restrito de utilizadores no mês passado, a Tesla começou finalmente a lançar a atualização para todos os orgulhosos donos de um carro elétrico da Tesla. Esta atualização traz a desejada funcionalidade do piloto automático, que consegue reconhecer e agir aquando da presença de semáforos e sinais de STOP.

Na confirmação oficial publicada, a Tesla volta a salientar o facto de que nenhuma das funcionalidades do piloto automático tem como objetivo libertar o condutor de estar permanentemente alerta. Além disso, esta é uma funcionalidade que está ainda em versão Beta, devendo ser utilizada com muita caução.

Como vão funcionar as novas funcionalidades do piloto automático da Tesla

Sempre que o carro esteja a circular com a funcionalidade Traffic-Aware Cruise Control ou Autosteer, passará a conseguir identificar e agir perante semáforos e sinais de stop. Sempre que detetar um destes elementos, o carro vai abrandar automaticamente, acabando por parar por completo sempre que se verificar um sinal vermelho ou sinal de STOP.

No caso de apenas detetar um semáforo com luz verde, amarela ou até mesmo desligados, vai apenas proceder com o abrandamento, seguindo a marcha continuamente desde que considere ser seguro para tal.

Sempre que esta funcionalidade resultar na imobilização do carro, o condutor vai precisar de pressionar levemente o pedal do acelerador, para indicar que é seguro voltar a retomar a marcha.

No final do seu comunicado, a Tesla volta a realçar o facto de que esta funcionalidade está ainda em desenvolvimento. Por isso, é preciso prever que o seu funcionamento não será sempre ideal e que por isso, o condutor deve manter-se 100% alerta em todos os momentos.

Piloto automático da Tesla apenas recebeu nova funcionalidade nos Estados Unidos

Infelizmente, a nova funcionalidade do piloto automático está apenas a ser disponibilizada nos Estados Unidos. O motivo para a exclusão dos utilizadores europeus e restantes mercados onde a Tesla está presente é muito simples. O novo sistema está preparado para reconhecer e agir perante os semáforos e sinais de STOP utilizadores nas estradas norte-americanas.

Considerando que dentro da Europa existe uma grande variedade de formato para estes elementos, a Tesla terá de trabalhar um pouco mais na funcionalidade de forma a aumentar a sua base de dados. Por isso, os utilizadores na Europa terão de aguardar provavelmente até ao final do verão para poder começar a experimentar a nova funcionalidade.

Editores 4gnews recomendam:

  • Podes sair de um Tesla a ser conduzido em piloto automático? Só se for pela janela! (vídeo)
  • Tesla: Elon Musk promete parqueamento autónomo até ao final do ano!
  • Ex-funcionários da Tesla roubaram documentos confidenciais da empresa
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.