Tesla: degradação da bateria dos carros acontece mas os resultados são positivos

Filipe Alves
3 comentários

Os carros elétricos tem um enorme problema. A degradação da bateria. Para muitos isso é um mito. Infelizmente, lamento informar, que o problema é real. A Tesla é uma das marcas que confia 100% à sua bateria para durar o tempo de vida do automóvel, contudo, será que conseguirá?

Tal como os nossos smartphones a bateria dos Tesla, ou qualquer outro carro elétrico, também sofre de degradação. Mau uso, carregamentos em excesso ou puro azar podem ser fatores dessa degradação precoce.

Gráfico das baterias de vários carros Tesla dá-nos pontos positivos

Gráfico Tesla
(Fonte: Teslanomics de Ben Sullins)

Mais de 2636 donos de carros da Tesla decidiram oferecer os seus dados da bateria de forma a ajudar a perceber até que ponto é que a autonomia do carro sofre durante os quilómetros que faz.

No gráfico acima temos boas notícias. A maior parte dos condutores tiveram um resultado da bateria quase a 100% quando atingiram 100 mil milhas, o equivalente a 160 mil quilómetros.

Aliás, um dos condutores foi mais longe ao chegar às 230 milhas (370 mil quilómetros) e a bateria do seu Tesla está basicamente como nova.

Elon Musk, diz que baterias durarão quase meio milhão de quilómetros

Tesla carregar

No passado, Elon Musk, CEO da Tesla, referiu num tweet que os seus carros foram feitos para durar mais de 1 milhão de quilómetros e que só a bateria deverá chegar de 300 a 500 mil milhas. Ou seja, 482 mil quilómetros a 800 mil quilómetros.

Model 3 drive unit & body is designed like a commercial truck for a million mile life. Current battery modules should last 300k to 500k miles (1500 cycles). Replacing modules (not pack) will only cost $5k to $7k.

— Elon Musk (@elonmusk) 13 de abril de 2019

Para já ainda não temos noção se aquilo que diz é verdade. Só o saberemos com o tempo. Contudo, caso tal seja uma realidade, estas informações abrem uma porta ao aumento de venda de carros elétricos usados. Algo que neste momento não tem tanta procura quanto um carro elétrico novo.

Editores 4gnews recomendam:

3 comentários
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.