Tesla AutoPilot: condução autónoma evita acidente com veado e funciona sem luzes!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A Tesla já começou a disponibilizar a versão beta do pacote FSD (Full Self-Driving) há algum tempo, ainda que apenas para um restrito número de utilizadores. Este lançamento tem como principal objetivo, conseguir captar o máximo de situações reais de forma a conseguir "treinar" a rede neural que controla o software de condução autónoma.

Desde que foi lançada esta versão beta, foram muitos os vídeos que têm surgido na internet, tanto a demonstrar verdadeiros fails.

Agora, foi publicado um novo vídeo no canal do YouTube "Dirty Tesla", onde podemos ver o seu Tesla Model 3 a circular com a condução autónoma ativa numa estrada de terra, à noite. Durante o curto vídeo, vemos o carro a evitar um acidente quando um veado se atravessa na estrada.

Ainda que o carro estivesse a circular a uma velocidade consideravelmente baixa (cerca de 40km/h), conseguiu identificar o animal extremamente rápido e conforme este atravessava a estrada, o Model 3 ajustou a sua trajetória de forma a evitar o embate. No final do vídeo, ainda que numa situação diferente, vemos vários animais atravessarem a estrada e a serem reconhecidos instantaneamente pelo Autopilot.

Tesla Autopilot consegue funcionar perfeitamente em estradas de terra e sem luzes

Habitualmente, os vídeos que vemos surgir na internet demonstram situações em estradas alcatroadas, onde existem marcas bem visíveis a delimitar a estrada.

Neste caso específico, o carro está a circular numa estrada de terra que não apresenta nenhum tipo de iluminação. Ainda assim, vemos que o Model 3 não apresenta nenhuma dificuldade em reconhecer os limites da estrada, ajustando a sua navegação de forma suave e constante.

No final do vídeo, o utilizador decide fazer um teste quando já se encontra numa estrada privada, demonstrando que a condução autónoma funciona na perfeição mesmo que as luzes do carro estejam desligadas. Ainda que fosse esperado que o Tesla conseguisse circular sem problemas, é interessante verificar que a empresa decidiu manter a funcionalidade acessível mesmo quando o carro não tem as luzes ligadas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Tesla vai dar acesso direto às câmaras do Autopilot no teu smartphone
  • Elon Musk continua escalada na montanha de dinheiro e já é o 2º mais rico do mundo!
  • Tesla Model S perde tejadilho em plena autoestrada! (vídeo)
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.