Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Tesla aposta forte: 10 mil milhões de dólares investidos em condução autónoma

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Todos os indicadores sugerem que a Tesla tem feito esforços para oferecer soluções de condução autónoma. Ao passo que algumas empresas têm contado com marcas como a Mobileye, a Tesla tem “enfrentado” o problema por si só.

Posto isto, são vários os milhões que a marca já investiu no setor. De acordo com a Inside EVs, o investimento da marca é multibilionário. Aparentemente, Elon Musk deu conta que a aposta é para continuar.

Numa publicação feita no X, o CEO da Tesla informou que a empresa vai investir mais de 10 mil milhões de dólares (9,2 mil milhões de euros) em soluções de computação. O objetivo é treinar o melhor possível o modelo de software Full Self-Driving da Tesla.

Pretty much. It has been staggeringly difficult to make generalized self-driving work, requiring all that you describe above and more. The investment in training compute, gigantic data pipelines and vast video storage will be well over $10B cumulatively this year. But that…

— Elon Musk (@elonmusk) 6 de abril de 2024

O montante que Musk refere deve conter GPUs da Nvidia

Carro Autónomo Tesla
Imagem Ilustrativa (via Copilot)

Como refere a mesma fonte, o valor mencionado por Musk deverá incluir sistemas alimentados por GPUs da Nvidia. Para além disso, o montante incluirá o supercomputador Dojo, em que a Tesla já afirmou ter gasto mais de mil milhões de dólares.

Recorde-se que não é a primeira vez que se vê Elon Musk a defender a importância do poder computacional para carros autónomos. Segundo a Inside EVs, é possível que a Tesla consiga aprender rapidamente as decisões de condução.

Recentemente, a Tesla disponibilizou uma versão trial de um mês do seu software Full Self-Driving (FSD). Este serviu os veículos equipados com hardware dos EUA. Pouco depois disso, a empresa referiu que foram percorridos cerca de 16 mil milhões de quilómetros em FSD.

Parece que os planos da Tesla em relação à condução autónoma são concretos. Até porque, há poucos dias, Elon Musk anunciou que vai lançar o táxi robot da marca a 8 de agosto.

Posto isto, para cumprir a data proposta de lançamento, a Tesla precisa de continuar a treinar este futuro veículo. Espera-se que os 10 mil milhões de dólares de investimento permitam fazer isso.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.