Tens conta no Zoom? Pode estar a ser vendida na Dark Web, muda já a password!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

De acordo com a empresa de ciber-segurança Cyble, detetaram um aumento exponencial no número de contas do serviço Zoom a serem publicadas em forums de hackers. Desde então, foram contabilizadas mais de 500,000 contas a serem vendidas na Dark Web, com a procura a aumentar constantemente.

Enquanto algumas contas estão a ser vendidas em pacotes que se traduzem em valores irrisórios por conta (menos de um cêntimo), outras listas estão a ser partilhadas de forma gratuita. Certamente que, muitas destas contas acabam por ser utilizadas para realizar ações ilícitas.

Se tens uma conta no Zoom não percas tempo, altera já a tua password!

Ao que tudo indica, estas grandes quantidades de dados de utilizador não foram obtidas através de um ataque direto ao Zoom, mas sim através de bases de dados recolhidas em ataques realizados a outras plataformas. Assim sendo, os hackers aproveitaram-se dessas listas para tentar reutilizar os dados no Zoom, compilando listas apenas dos que conseguiram ganhar acesso às contas.

A Cyble conseguiu realizar a compra de uma lista que continha 530,000 dados de utilizador do Zoom. Nesta lista, confirmaram ter acesso a diversos dados:

  • Conta de email
  • Palavra-chave
  • URL para conferências privadas
  • HostKey

A empresa revelou ainda que muitas das contas incluíam utilizadores de grandes empresas, tal como a Chase, Citibank e inúmeras instituições educacionais. Mais ainda, confirmaram que todas as contas adquiridas que estavam relacionadas com os seus próprios utilizadores, eram válidas.

Descobre se a tua conta de email está comprometida

Nunca é demais salientar o facto de que deves utilizar passwords únicas para cada serviço/aplicação onde estás registado. No entanto, todos sabemos que esse "cenário perfeito" raramente acontece.

Por isso, convém tentar garantir o máximo possível que os teus dados não estão comprometidos. Para isso, visita o site Have I Been Pwned, onde podes colocar o teu email e descobrir se ficou vulnerável durante ataques aos vários serviços onde estás registado.

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus e Google juntam-se para dar armazenamento grátis no OnePlus 8
  • Tens um smartphone Samsung e PC Windows? Vais adorar a nova funcionalidade
  • TikTok: falha de segurança coloca em risco milhões de utilizadores!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.