Por estes dias, o Telegram celebra 10 anos. O serviço de mensagens diretas aproveitou a ocasião para lançar aquela que apelida de “maior atualização de sempre”. Com o lançamento das ‘Histórias’, a plataforma aproxima-se mais daquilo que é uma rede social.
O serviço já é usado por mais de 800 milhões pessoas, e com esta atualização não chegam apenas as ‘Histórias’. O Telegram também lança o modo de Câmara Dupla, definições de privacidade e opções de duração flexíveis.
Telegram Stories - a funcionalidade mais pedida de sempre
Comecemos pelas ‘Histórias’, que agora passam a estar disponíveis no Telegram. Esta será uma forma de partilhares momentos rápidos com amigos, e era a funcionalidade mais pedida de sempre no Telegram, segundo o que é referido no comunicado.
As Stories do Telegram estarão disponíveis numa zona expansível do topo da app. E quando vires uma story, podes facilmente partilhar, responder de forma privada ou simplesmente reagir. Por defeito verás histórias de todos os teus contactos, e depois esconder histórias de contactos específicos.
Modo de Câmara Duplo
O objetivo deste modo é que possas capturar momentos de vários ângulos. É possível tirar fotos ou fazer vídeos a usar a câmara frontal e traseira do smartphone, em simultâneo. E podes escolher o posicionamento das mesmas.
Stickers, Localizações e Legendas
A Stories usam o editor do Telegram, para que possas adicionar texto, desenhos, stickers ou a tua localização às mesmas. Mas também é possível adicionar legendas, com longas descrições de textos, e adicionar links ou marcar amigos.
Definições de privacidade granulares
Sempre que partilhares uma ‘História’, poderás escolher entre 4 definições de privacidade: todos, os meus contactos, amigos chegados e contactos selecionados. Tudo poderá ser personalizado, e podes ter uma lista de contactos que nunca verão os teus Stories. Assim o teu patrão ou a avó nunca verão aquela story mais embaraçosa.
De realçar que Stories poderão durar 6, 12, 24 ou 48 horas e poderão ser colocadas no teu perfil. Além disso, estas também são totalmente editáveis enquanto estiverem disponíveis. Quando abrires uma das tuas Stories, poderás ver a lista de quem as viu.
Parece que cada vez mais o Telegram quer aproximar-se daquilo que é uma rede social.
Editores 4gnews recomendam: