Telegram: alternativa ao WhatsApp está ainda melhor com estas 4 novidades

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A plataforma Telegram é uma das melhores alternativas à app de mensagens mais popular do mundo, o WhatsApp. Agora, com efeito, temos ainda mais motivos para experimentar a sua aplicação para Android, iOS e para computador graças às várias novidades.

Após ter recebido milhares de novos utilizadores após o fiasco com a alteração à política de privacidade do WhatsApp no início de 2021, a Telegram continua a crescer. Tem agora ainda mais funções e razões para continuar a merecer a preferência dos utilizadores.

1. Temas para chats individuais na app Telegram

Em primeiro lugar temos um forte reforço das opções de personalização para cada chat individual na Telegram. Este quesito sempre foi uma das principais caraterísticas da Telegram e agora, na nova versão, está ainda mais visível e impossível de não usar.

Até ao momento era possível aplicar temas na aplicação, mas de uma forma geral, a todos os chats da Telegram. Agora, com a versão 8.0.1 podemos optar entre 8 temas diferentes para aplicar a cada uma das conversas na app, os chats individuais.

Note-se ainda que cada um destes 8 novos temas tem as suas próprias animações e caraterísticas únicas. Entre estas destacamos os fundos animados, emojis e outras figurinhas para o chat, bem como os autocolantes e animações diversas.

Por fim, como refere a própria Telegram, os 8 temas incluídos foram desenvolvidos pela equipa de design da empresa russa. O melhor de tudo? Futuramente este número de temas aumentará à medida que novos conteúdos sejam criados.

2. Confirmação / recibo de leitura nos grupos de Telegram

Em segundo lugar a versão 8.0.1 do Telegram para Android e iOS traz o "recibo" de leitura para os grupos. Trata-se da verificação da leitura de uma determinada mensagem ou conteúdo para grupos pequenos, uma simples, mas bastante pedida, funcionalidade.

Fica assim mais fácil saber quais as mensagens que já foram lidas efetivamente pelos destinatários, algo que até agora nos grupos não era possível.

Importa frisar que o Telegram confirmou que, para proteger a privacidade dos utiliza odres, estas confirmações de leitura em grupos são guardadas apenas durante 7 dias após o envio da mensagem.

3. Emojis interativos na app Telegram para Android e iOS

A personalização está ainda mais acatada com os emojis interativos. Assim, além de poderem usar temas personalizados para cada chat, também podem usar os novos emojis animados que aparecem em todo o ecrã ao serem usados no decurso de uma conversa.

Na prática, isto permite acrescentar uma maior dinamismo e acrescenta uma forte componente lúdica para os chats através desta app de mensagens rival do WhatsApp. Os novos emojis interativos são os seguintes:

Ainda de acordo com a Telegram, se ambos os participantes de uma conversa tiverem o chat aberto a reprodução dos emojis será feita em simultâneo. Esta é outras das componentes sociais introduzidas pela empresa russa na sua app para Android e iOS.

4. Gravação de streams em direto e videochamadas

Por fim, a Telegram vem agora reforçar uma das funções introduzidas com a última grande atualização, os streams em direto sem limite nesta app. Com a atualização mais recente será possível gravar estas transmissões em direto, bem como as videochamadas.

Os criadores das streams em direito, bem como das videochamadas poderão escolher entre gravar estas transmissões com vídeo e áudio, ou só uma destas opções. De igual modo, também poderão optar entre gravar o vídeo na horizontal ou vertical.

Note-se ainda que para dar início à gravação de uma stream os administradores dos grupos terão apenas que tocar no menu dos três pontos verticais (opções) e clicar na opção "Começar a gravar", ou "Parar de gravar".

Findo o procedimento, o arquivo da gravação estará presente e visível no armazenamento interno, no chat em "Mensagens guardadas".

Chega hoje a tão esperada atualização para a app Telegram

A app de mensagens e plataforma de comunicação instantânea criada por Pavel Durov começa hoje a atualizar as suas aplicações para dispositivos móveis e computadores. Mais concretamente, temos, por exemplo, a versão 8.0.1 para dispositivos Android.

As novidades foram divulgadas primeiramente no seu blog oficial, com o elenco das melhorias a chegar a ambas as plataformas. É um esforço no sentido de reter os novos utilizadores ganhos ao WhatsApp nos últimos meses e prometem melhorar toda a app.

Por fim, garante que tens esta aplicação atualizada através da Google Play Store, para Android, ou App Store, para iOS. O mesmo se aplica à versão para computador, bem como a versão Web.

Nota-se ainda que a distribuição desta versão é feita de forma gradual e faseada pelo que poderá demorar alguns dias a chegar a todos os utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Smartphones mais populares da Samsung sofrem com problema misterioso
  • Motorola Moto G60 é o novo smartphone com preço baixo a chegar à Europa
  • Microsoft Surface Pro 8: novo híbrido 2-em-1 chega em breve e não vem sozinho!
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.