Tech Habits: Estudo da Samsung mostra-nos os hábitos tecnológicos dos europeus

Tiago Alves
Tiago Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Tech Habits (hábitos tecnológicos) é o mote do estudo recentemente efetuado pela Samsung de forma a compreender o entusiasmo e utilização dos europeus relativamente ao mundo tecnológico. Visou, além disso, apurar quais são as terminologias usadas (jargão tecnológico) que ainda deixam os utilizadores de pé atrás, seja pela sua complexidade ou qualquer outra razão.

O estudo foi realizado a pouco mais de 10 mil pessoas de 18 países europeus, incluindo Portugal. Com o Tech Habits ficamos a saber que 52% dos inquiridos, sendo que 61% são portugueses, usam hoje mais tecnologia em comparação à dois anos atrás, 13% do europeus, dos quais 11% são portugueses, afirmam já não saber viver sem tecnologia e 72%, sendo que 70% são portugueses, admitem fingir saber o significado dos termos utilizados tais como, “Streaming”, “Cloud”, “Wearables”, “Internet of things”, "Fibra Óptica", etc. Mais de metade dos inquiridos, e claro 77% são portugueses, estão bastante entusiasmados com as últimas inovações.

"Streaming", "Wearables", "Fibra Óptica" e "Cloud" são os termos mais incompreendidos pelos Portugueses. Já no caso dos restantes cidadãos Europeus, a Cloud, o Streaming e a Internet das Coisas são os conceitos tecnológicos mais difíceis de entender

O estudo incluiu também uma pesquisa sobre o tipo de apps (aplicações) mais usadas pelos europeus. Em primeiro lugar temos as aplicações de mapas e navegação, seguem-se então as aplicações de previsão meteorológica e de câmara fotográfica para o telefone.

Nesta pesquisa verifica-se também que os Portugueses usam mais as aplicações de mapas (tome-se o Google Maps como exemplo), seguindo-se as apps de câmara e de tradução.

A Samsung fez um pequeno dicionário com o TOP das 3 palavras mais incompreendidas pelos europeus dando-lhe o nome de “Tecnologia para todos” que poderás ver mais abaixo.

Na minha opinião, este estudo veio a confirmar algumas das minhas dúvidas, tais como: “Será que os portugueses se interessam por tecnologia?” E a resposta, segundo o Tech Habits, foi algo que não esperava. Não só nos importamos com a tecnologia e a sua evolução tal como temos um interesse acima da média de todos os inquiridos! Eu já me tinha apercebido, no meu local de trabalho, que a população mais idosa consegue ter um interesse superior aos dos jovens… os “velhotes” já não vivem sem me pedir a password do wifi para irem ao facebook ou ver os resultados dos jogos em progresso…

DICIONÁRIO “TECNOLOGIA PARA TODOS”

#1 - A Cloud: Através de uma ligação à internet, é possível aceder aos seus ficheiros pessoais e profissionais a partir de qualquer dispositivo – Smartphone, Tablet ou Computador –, não sendo necessário ocupar memória interna do seu equipamento.

#2 - O Streaming: serviço de transmissão de áudio e/ou vídeo em tempo real, acessível através de uma ligação à internet.

#3 - A Internet das Coisas: conjunto de equipamentos – smartphones, frigoríficos e até máquinas de lavar – ligados através de WIFI (rede sem fios) que trabalham em conjunto para ajudar a tornar a sua utilização mais conveniente para o consumidor.

Talvez queiras ver:

  • Apple iPhone 7: A próxima geração não trará grandes inovações e ainda bem!
  • Snapdragon 820 num Xiaomi de 4.3″ polegadas avistado online
  • Este poderá ser o primeiro olhar ao Samsung Note 6 edge