Tablet Samsung queima cama de criança ao carregar durante a noite

António Guimarães
Comentar

Na Inglaterra, um rapaz de 11 anos quase sofreu queimaduras pois o seu tablet Samsung pegou fogo durante a noite. O equipamento tinha sido deixado a carregar durante a noite e estava na cama ao lado do rapaz. O tablet queimou a roupa da cama e o colchão até às molas.

burned bed

Felizmente, a cama não pegou fogo e o rapaz acordou com um buraco no seu colchão e cinzas por todo o lado. A família chamou os bombeiros de qualquer forma, que aproveitaram a situação para deixar um aviso importante.

Um dos primeiros bombeiros a chegar, deixou o alerta para a família (e o público em geral) para não deixar equipamentos ligados à corrente durante demasiado tempo. Mais importante ainda, não deixar dispositivos a carregar em superfícies inflamáveis como uma cama.

Devemos deixar o telemóvel/tablet a carregar a noite toda?

Embora o modelo não tenha sido especificado, o tablet tinha 4 anos e estava a ser carregado com o carregador original. Podemos assumir que o tablet tinha uma bateria de Lítio-ião.

Estas baterias, ao contrário das antigas de níquel, não possuem 'memória', portanto podem ser carregadas durante horas sem ficarem 'viciadas'. Contudo, deixar o telemóvel ligado a noite toda a carregar deixa a bateria num estado constante de descarregar para 99% e carregar para os 100%. Isso pode diminuir a vida útil da bateria e do telemóvel.

No entanto, não é preocupante. Caso tenhas o hábito de deixar o telemóvel ligado a noite toda, podes desligá-lo caso acordes durante a noite ou utilizar uma tomada inteligente com um horário definido.

A questão aqui não tanto deixar o equipamento ligado a noite toda mas como o deixamos. Não devemos colocá-lo na cama ou debaixo da almofada. É recomendado que tiremos a capa protetora para ajudar a dissipar calor. Além disso, é preferível ter o telemóvel a carregar longe de nós caso algum incidente aconteça.

Comentar
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.