Surface Phone chegará em 2016 e já está a ser desenvolvido pela Microsoft

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Já há algum tempo que uma mão cheia de rumores têm circulado pela internet sobre um Surface Phone com processador Intel. Pois bem, de acordo com fontes próximas da Microsoft, os planos para o desenvolvimento deste equipamento foram cancelados. Sinceramente nunca os levei muito a sério e pelos vistos tinha razões para tal.

No entanto, apesar do Surface Phone com processador Intel ter sido cancelado, a equipa de engenheiros que desenvolveu o Microsoft Surface que há muito se tem debatido. Segundo algumas fontes próximas da Microsoft, neste momento a equipa de engenheiros está a explorar várias tecnologias, desde o design, materiais de construção até às especificações técnicas deste projeto. O mais provável é ainda não passar de um mero protótipo, um conjunto de peças soltas à procura de uma linha orientadora, sendo mais um Panos Phone (Panos Panay, o engenheiro chefe do programa Surface), do que propriamente um Surface Phone.

Teremos um Surface Phone no final de 2016 com processador Intel

Vê também: Microsoft: O Lumia 850 pode ser o próximo smartphone com Windows 10 Mobile

A Intel também está envolvida neste projeto e deverá desempenhar o importante papel de conceber um processador para o Surface Phone, um equipamento que inicialmente teria a influência da Nokia e uma construção puramente metálica à semelhança dos Surfaces que conhecemos (imagem acima).

De qualquer forma, o mero envolvimento da Intel demonstra o potencial deste projecto. Teremos aqui não só um smartphone mas um autêntico PC de bolso. Não acho que seja exagerado dizer que o Surface Phone poderá correr aplicações da Windows Store bem como as aplicações de um computador Windows de secretária mas tudo dependerá do processador que a Intel consiga desenvolver para este equipamento.

A data de apresentação mais provável será algures durante a segunda metade de 2016. Todo este projecto é ambicioso mas a tecnologia necessita ainda de dar passos largos até que seja possível ter um computador de bolso minimamente prático e útil para o consumidor comum. No melhor dos cenários, agosto de 2016, mas o mais certo será durante o outono ou mesmo nos últimos dois meses do ano.

Tenham paciência, estou certo de que valerá a pena esperar pelo Surface Phone mesmo que não sejas um ávido utilizador Windows. A Microsoft já nos surpreendeu com o Holo Lens e estou certo de que o fará novamente.

Talvez queiras ver:

  • Microsoft: O Lumia 850 pode ser o próximo smartphone com Windows 10 Mobile
  • Microsoft: Novas fotos do misterioso Lumia 850 com ecrã de 5.7″ e SD 617
  • iPhone 8 ainda mais fino com ecrãs OLED da JDI

  • ;)

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.