A startup portuguesa Rows, que se apresenta como uma alternativa moderna às tradicionais folhas de cálculo, alcançou um novo marco: mais de meio milhão de utilizadores. Este feito é notável, especialmente quando consideramos que a empresa competiu com gigantes tecnológicos como a Google e a Microsoft.
Desde o início de 2023, a Rows viu o seu número de utilizadores disparar de 40 mil para mais de 450 mil utilizadores. Isto demonstra o crescimento e potencial da Rows no mercado, mas também acaba por refletir a necessidade dos utilizadores por ferramentas mais avançadas e adaptadas às suas necessidades.
Humberto Ayres Pereira, CEO e fundador da Rows, expressou o seu entusiasmo com estes números: “Este crescimento é um passo muito importante para nós. Por um lado, valida o tamanho da oportunidade que existe e a nossa capacidade de chamar novas empresas, mesmo com um orçamento milhares de vezes menor que o dos nossos competidores. Atrair centenas de milhares de pessoas implica que elas estão à procura de uma ferramenta da próxima geração".
AI Analyst é uma funcionalidade em destaque no serviço da Rows
A Rows não se limitou a replicar funcionalidades já existentes em outras folhas de cálculo. Em vez disso, a startup focou-se em inovar e antecipar-se às necessidades dos utilizadores. Um exemplo claro desta abordagem é a introdução do AI Analyst, uma ferramenta de Inteligência Artificial, que foi lançada antes de soluções semelhantes por parte da Google e da Microsoft.
Além disso, a Rows anunciou recentemente melhorias no AI Analyst, que passou a permitir uma análise mais flexível de tabelas e uma funcionalidade especializada em análise financeira. Adicionalmente, a integração com o Notion facilitará a importação de dados, a análise através da Inteligência Artificial e a criação de relatórios e gráficos detalhados.
Ao posicionar-se como concorrente do Microsoft Excel e do Google Sheets, a Rows não se limita a seguir os passos destes gigantes tecnológicos. A sua proposta de valor centra-se em oferecer uma solução de spreadsheets avançada, com capacidades de automatização, integrações nativas, trabalho colaborativo e a possibilidade de transformar folhas de cálculo em sites interativos.
A Rows fundada pelo português Humberto Ayres Pereira e pelo alemão Torben Schulz possui escritórios no Porto e em Berlim. A startup conta com uma equipa de 35 colaboradores e posiciona-se como concorrente de gigantes como o Microsoft Excel e o Google Sheets,
Editores 4gnews recomendam: