Spotify pagou a mais aos artistas em 2018 e pede dinheiro de volta

Bruno Coelho
Comentar

O Spotify veio a público afirmar que pagou a mais aos artistas e editoras no ano passado. A empresa de streaming socorre-se dos novos regulamentos de pagamento de royalties para dizer que quer o dinheiro de volta até ao final de 2019.

O problema começou em 2018, quando o conselho de direitos de autor (CRB) decretou que os serviços de streaming de música teriam de aumentar os royalties dados aos artistas. O número teria de subir em mais 44% durante os próximos 5 anos.

O Spotify paga entre 0.006 e 0.0084 dólares por stream (audição no serviço), divididos entre os compositores, letristas e editoras. Tal como os restantes serviços de streaming tem lutado contra uma medida que diz prejudicar “tanto quem licencia como quem é dono dos direitos de autor”.

Segundo escreve o Music Business Worldwide, o acordo prevê que os planos familiares do Spotify contem como “1.5 subscritores” (embora possam abarcar seis utilizadores) por mês. Já os estudantes devem contar como 0.5 subscritores por mês (pelo preço ser metade em relação ao normal).

Spotify quer o dinheiro até ao final de 2019

Ora segundo as contas do Spotify, a empresa diz ter ter pago mais ao artistas e editoras. O porta-voz afirma que o Spotify não pede o dinheiro imedidamente, mas que estende a sua recuperação até ao final de 2018 “para minimizar o impacto” de quem publica.

O Spotify precisa dos artistas, já que chegou ao topo com a ajuda de todos. Abrir uma guerra contra estes não será bom, pelo que esta história ainda verá muitos desenvolvimentos. Uma subida dos royalties favorece quem publico, e com este tipo de medidas, o Spotify está apenas a pensar no seu lucro.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.