Spotify está a testar uma nova geração de publicidades interativas

Vitor Urbano
Vitor Urbano
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Depois de vários rumores terem indicado esta possibilidade, o Spotify começou finalmente a testar a sua nova geração de publicidades interativas. Estas publicidades interativas precisam de ser ativadas através de comandos de voz para que comecem a ser reproduzidas. Ao que tudo indica, pelo menos nesta fase inicial, serão apenas autorizadas publicidades para conteúdos presentes no Spotify.

Esta fase inicial de testes é exclusiva para o mercado norte-americano e, como seria de esperar, será apenas apresentada aos utilizadores que não têm uma subscrição premium do serviço. Quando um destes anúncios inicia, os utilizadores precisam de dizer 'Play Now' para que seja ativado. Caso isso não aconteça a pausa publicitária irá continuar da forma habitual.

No entanto, o Spotify não pretende impor este tipo de publicidades aos seus utilizadores. Por isso, quem não quiser ser 'alvo' destes anúncios, existem duas maneiras muito simples para os evitar. Através das definições da aplicação, vai passar a ser apresentada uma opção para permitir as publicidades interativas. A outra alternativa, é simplesmente remover a permissão de utilização do microfone do smartphone por parte do Spotify.

Será este o futuro das publicidades nos nossos smartphones?

Cada vez mais utilizamos comandos de voz para interagir com os nossos gadgets, muito graças à grande evolução das assistentes virtuais. Por isso, é também natural que as plataformas de publicidade acabem por acompanhar esta nova tendência, que rapidamente se está a tornar um padrão natural.

No entanto, esta primeira geração de anúncios interativos parece estar numa fase de desenvolvimento inicial. O nível de interação é extremamente reduzido e pouco ou nada tem de dinâmico. Certamente, para que este tipo de anúncio consiga enriquecer a experiência do utilizador, será preciso desenvolver muito o nível de interação.

O Spotify não será o único serviço de streaming que irá implementar este tipo de publicidade. Também nos Estados Unidos, a sua rival Pandora, afirmou que está a desenvolver uma nova geração de publicidades interativas. Parece garantido que, será apenas uma questão de tempo até que este tipo de anúncios se tornem cada vez mais comuns.

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Vitor Urbano
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Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.