aterragem falcon 9
aterragem falcon 9

Isto são notícias que os nossos netos e bisnetos vão ser obrigados a decorar quando estudarem a história Espacial. Ultimamente temos falado de Star Wars até dizer chega. O sonho espacial é algo que move milhões de pessoas e, por exemplo, se a exploração em Marte é algo a ter em conta para o futuro da humanidade, hoje é um daqueles dias que deve ser memorizado também.

Não consigo exprimir o sentimento que floresceu dentro de mim ao ver aquela aterragem, o sonho de ir para “o infinito e mais além” começa com este pequeno passo.

Um dos grandes problemas de exploração espacial é obviamente os gastos, valores exorbitantes que infelizmente são queimados, literalmente.

   

Numa rápida e básica explicação, um rocket normalmente divide-se em dois, um que dá propulsão maior e o leva acima da atmosfera da terra, e a outra parte que se “desmonta” da primeira para seguir caminho no espaço. O problema é que a primeira parte custa milhões e só tem uma utilização, logo de seguida cai algures no oceano completamente destruída.

viagem do Falcon 9
viagem do Falcon 9

Pois bem o que SpaceX queria fazer é reutilizar esse pedaço de desperdício, baixando significativamente o preço de um lançamento espacial para isso teria de recuperar essa primeira parte de uma forma intacta.

No lançamento de ontem pelo Rocket Falcon 9 foram levados 11 satélites para a órbita terrestre e o mais inacreditável deu-se de seguida onde a tal “primeira parte” do rocket voltou a aterrar.

Podes ver estes momentos todos no vídeo abaixo e verás que aquela festa toda tem uma razão de ser. Para veres o grau de dificuldade é comparado no vídeo (minuto 32) que fazer este tipo de manobra é o mesmo que mandar um lápis por cima do Empire State Building, dividir-se me dois e faze-lo aterrar dum local exato com uma tempestade de ventos ao mesmo tempo.

Poderás ver o Rocket a partir ao minuto 22:50 e a aterrar ao minuto 22:50. O segundo vídeo mostra-te essa mesma aterragem mas com vista de um helicóptero. Neste caso em particular o Falcon 9 não será reutilizado, mas no futuro é algo que irá acontecer.

O sonho de ir mais além acabou de ficar mais barato, agora é uma questão de tempo.


😉

ViaIFLScience
FonteSpace X
Fundador do projeto 4gnews, sempre olhei para a tecnologia como um pedaço de nós. Desde cedo ligado ao mundo tecnológico, este é literalmente o meu trabalho de sonho. Amante de vinho e apaixonado pelo meu Vit. Guimarães, acredito ainda que todas as nossas acções são o gatilho para o nosso futuro.