xz-x-compact

A Sony apresentou hoje dois novos smartphones que me fazem acreditar de novo na construtora japonesa. Caso ainda não tenhas lido as notícias, o Sony Xperia  e o Xperia X Compact foram hoje anunciados em Berlim durante a IFA 2016 e está na altura de ficar a conhecer, ao pormenor, as novidades, preços e expectativas em torno destes equipamentos.

As novidades

Ambos os smartphones possuem uma estrutura e construção em metal, um pré-requisito para os equipamentos de topo e que lhe conferem o estatuto de premium. As suas câmaras fotográficas principais de 23MP com a nova tecnologia de processamento de imagem que engloba um laser para focagem, auto-focus preditivo híbrido e um sensor RGBC-IR. Três tecnologias para melhorar exponencialmente a qualidade fotográfica do Xperia XZ e Xperia X Compact.

   

Começando pela câmara fotográfica dos Xperia XZ e Xperia X Compact, ambos os smartphones possuem uma câmara traseira de 23MP que promete disparos claros, além de integrar o sistema de início rápido que permite ir do modo espera à captura em 0.6 segundos, através do toque num botão de disparo, dedicado (físico) para que não percas nenhuma fotografia ou momento.

Sony-Xperia-X-Compact-Universe-Black-Lifestyle-1_LowRes-879ee581cbebe983102863d6b54edba8

Os novos Xperia XZ e Xperia X Compact querem ajudar o utilizador quando e onde mais precisar, tornando o seu quotidiano mais conveniente, mais fácil, mais espontâneo”, segundo Hideyuki Furumi, Vice-Presidente Executivo de Vendas Globais e Marketing da Sony Mobile Communications, “Com o Xperia XZ e o Xperia X Compact o utilizador poderá capturar cada momento como o vê, com imagens focadas, de dia ou de noite e com cores reais, graças à nova tecnologia de sensor de imagem triplo”.

Sensor Triplo com Laser AF

A nova tecnologia presente nas câmaras dos Sony é composta pelo original sensor Sony Exmor RM para equipamentos móveis, que fornece uma mistura de alta qualidade de imagem e velocidade de autofoco (AF) combinada com o AF Híbrido Preditivo que prevê e acompanha de forma inteligente o movimento dos objetos. Para além disso, o sensor Laser AF com a tecnologia de deteção de distância, permite capturar fotografias, esperemos que sem desfoque, mesmo em condições de pouca luz. Por último e para que cores permaneçam realistas, o sensor RGBC-IR com tecnologia de deteção de cor, ajusta o equilíbrio de brancos, tendo em conta a luz ambiente.

Sem esquecer os vídeos que são cada vez mais populares por capturar e partilhar momentos únicos nas redes sociais, pelo que ambos os modelos integram algumas novidades na estabilização de imagem. Mais concretamente, várias melhorias desenvolvidas para as câmaras de vídeo da Sony Handycam, como o modo Inteligente Activo Sony SteadyShot que permite vídeos com muito pouca vibração e aqui posso falar com conhecimento de causa. Por último, e quiçá o mais importante, ambos os Xperia XZ (capaz de gravar em resolução 4K) e Xperia X Compact (gravação em Full-HD) vem equipados com a estabilização ótica de 5 eixos para que o utilizador pode filmar vídeos mais suaves, mesmo em andamento.

Vê também: Todas as especificações do Sony Xperia XZ

Ah, e as selfies! Ao passo que o Xperia XZ integra uma câmara frontal de 13MP para os perfecionistas das selfies, com uma elevada sensibilidade, tão alta quanto o ISO6400 e uma lente de 22 milímetros para que deslumbres em cada foto.

Design premium

Sony-Xperia-X-Compact-Mist-Blue-Lifestyle-1-e08b609aac54165a7f96bad13046a341

A Sony sempre foi bastante tradicional e fiel à sua filosofia OmniBalance mas já estava na hora de ousarem arriscar e mudar, nem que fosse só um pouquinho! Ora, eis que esse corajoso passo foi dado e temos aqui o Xperia XZ com as suas 5.2 polegadas de ecrã que se fundem perfeitamente com o metal da sua traseira para fornecer um ajuste e uma sensação perfeita na palma da mão. A superfície curva é inspirada numa forma monolítica, enquanto os metais ALKALEIDO (a nova liga de alumínio desenvolvida pela marca) com alto brilho melhoram o seu design premium.

Para rematar, o Xperia XZ está disponível num novo tom de azul, Floresta Azul, bem como nos clássicos tons de Preto Mineral e Platina. Espero que a Sony tenha um reservado para a 4gnews, em Azul de preferência!

Sony Xperia XZ
Sony Xperia XZ

O mais pequeno dos novos equipamentos é o Xperia X Compact que vem reforçar um tamanho que voltou a estar na moda com o o Apple iPhone SE. O ecrã de 4.6’’ e a superfície arredondada tornam-no mais confortável para agarrar e manusear com apenas uma mão, algo que por vezes é esquecido, e sim, estou a falar dos phablets. Ora, o Xperia X Compact, compacto e elegante, apesar de utilizar o plástico como principal material de construção, estará disponível na nova cor “Mist Blue”, bem como o intemporal Preto Universo e Branco.

Vê também: Todas as especificações do Sony Xperia X Compact

Algo que merece destaque é a presença de um leitor de impressões digitais em ambos equipamentos e a resistência à água (certificação IP68) que apenas está presente no Xperia XZ. Além disso, ambos os equipamentos trazem a porta/conectividade USB do Tipo C para maior rapidez na transferencia de dados.

Os Preços

Aqui as informações ainda não são oficiais mas, segundo consta, o preço do Xperia X Compact situar-se-á entre os 450 a 500 dólares, valor que deverá ter conversão directa para euros e que, sinceramente me parece um valor justo.

Por seu lado, o Xperia XZ, estará disponível nas variantes Single SIM e  Dual SIM e deverá custar a partir de 600 dólares, valor que, mais uma vez, deverá ter conversão directa para euros. Por último, o Xperia X Compact será lançado globalmente em Outubro de 2016 e o Xperia X Compact em Setembro de 2016.

As expectativas

É seguro dizer que estes Xperia XZ e Xperia X Compact nos surpreenderam pela positiva. Desde logo pelo quase total factor surpresa que a marca japonesa consegui manter e depois, pelo valor dos produtos apresentados.

Pessoalmente, creio que o Xperia XZ é o topo de gama que a Sony já devia ter apresentado em vez do Xperia X Performance e acredito que este smartphone, caso seja habilmente publicitado e o seu preço consiga manter alguma competitividade, possa representar o regresso da Sony ao pódio do mercado dos dispositivos móveis.

Já pelo seu lado, o Xperia X Compact tem a importante tarefa de reforçar a imagem da marca como a principal construtora Android a fabricar smartphones compactos, potentes e elegantes. Já agora, quais são as vossas expectativas para estes novos smartphones?

Talvez queiras ver:

Vídeo de apresentação do Xperia XZ

Vídeo de apresentação do Xperia X Compact
A nova câmara dos Xperia's