Sony Xperia Stream é o gadget perfeito para jogar no smartphone Xperia 1 IV

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Sony colocou grande ênfase na apresentação de um novo produto dedicado aos jogos para a sua linha Xperia. Agora, ficamos a conhecer o Xperia Stream, um novo sistema de arrefecimento para o smartphone topo de gama da marca, o Sony Xperia 1 IV.

O grande hype acabou pr se revelar num acessório para arrefecer o novo flagship da marca e, por muito apetrechado que seja este gadget (e de facto é), sentimos que as nossas expectativas não foram atingidas. A culpa? Quiçá nossa que esperávamos por uma Valve Steam Deck da Sony, ou o respetivo rival da Logitech.

Este é o novo gadget de arrefecimento Sony Xperia Stream

O novo Sony Xperia Stream consegue tornar o flagship Xperia 1 IV numa poderosa máquina de jogos ao manter o hardware mais fresco e na temperatura ideal de funcionamento. Todavia, este acessório ainda não tem preço anunciado, nem data de início das vendas, ou seja, sem informações alusivas à sua disponibilidade.

Após ter anunciado que iria celebrar um evento dedicado ao gaming, ficamos naturalmente curiosos para com as novidades do departamento Sony Xperia nesta área. Sobretudo numa altura em que rivais como a Logitech já deram a conhecer as suas alternativas à Steam Deck, a consola portátil da Valve.

Para a Sony, contudo, a reposta reside no seu telemóvel topo de gama Xperia 1 IV e na nova base de arrefecimento. É, também, uma plataforma de conetividades com várias portas que permitem ampliar as capacidades do smartphone propriamente dito.

O novo gadget foi concebido para arrefecer o smartphone Xperia

Sony Xperia Stream

A nova Xperia Stream é alimentada pela porta USB-C do smartphone e pode ser montada no telefone como se de uma capa de proteção se tratasse. A sua principal função é a refrigeração ativa do Xperia 1 IV com ventoinha ativa integrada no produto.

A velocidade de operação desta ventoinha pode ser controlada pelo utilizador através da funcionalidade Game Enhancer, presente no software da Sony. O acessório promete otimizar a temperatura de funcionamento do processador Snapdragon 8+ Gen 1 da Qualcomm e evitar quebras no desempenho motivadas pelo Thermal Throttling.

Xperia Stream também reforça as conetividades do Xperia 1 IV

Sony Xperia Stream

Para além das funções óbvias de arrefecimento, o Xperia Stream também reforça as conetividades do telefone. Temos assim uma porta áudio jack de 3,5 mm, porta HDMI (ideal para captação de conteúdo), porta Ethernet (para ligação por cabo à Internet), bem como uma porta USB do Tipo C.

Podemos assim gravar a ação que decorre no smartphone, com saída de vídeo em Full-HD (1080p) até 120 Hz. Esta função é ideal, por exemplo, para quem quiser gravar as sessões de gaming. De igual modo, poderemos transmitir online as sessões de jogo com o supracitado padrão de qualidade.

Infelizmente a Sony não revelou o preço de venda ao público do Xperia Strem, tampouco revelou quando é que chegaria ao mercado.

Gaming Gear Xperia Stream for Xperia 1 lV - Product Video pic.twitter.com/Yfy9H0N4hc

— iSonyTV (@iSonyTV) 12 de setembro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.