Sony Xperia 10 V é oficial! Eis o novo rival do Google Pixel 7a

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A fabricante sediada no Japão deu a conhecer recentemente a sua nova aposta no segmento de gama média. Este é o telemóvel Sony Xperia 10 V com câmara principal de 48 MP Exmor RS, além de ecrã de 6,1 polegadas OLED bem com o preço de 449 €.

Em causa está um novo telemóvel premium de gama média, um rival sólido para o novo Google Pixel 7a cujo preço será sensivelmente o mesmo (até 500 euros). Esta é a nova categoria de smartphones de gama média, os modelos de comprovada qualidade e preço ainda cativante para o padrão de mercado atual.

Este é o novo smartphone Sony Xperia 10 V

smartphone Sony Xperia 10 V

O smartphone Sony Xperia 10 V mantém o tradicional design, em bloco, dos telemóveis Sony, pequenas alterações face à geração prévia do equipamento. Temos, porém, diversas melhorias no seu interior, sobretudo no processador e qualidade de construção.

O novo telemóvel pesa apenas 159 gramas graças à sua estrutura e painel em plástico. Note-se que este é um smartphone integralmente construído em plástico, robusto certo é, e que o ajuda bastante a perder peso em todo o seu corpo retangular.

Este dispositivo móvel tem certificação IP65/68, que lhe confere resistência à água, bem como ao pó. Temos também a parte frontal protegida pelo vidro Gorilla Glass Victus da Corning.

Ecrã OLED de 6,1'' a 60 Hz com resolução Full-HD+

smartphone Sony Xperia 10 V

A "baixa" taxa de atualização do ecrã é o seu maior defeito, ou melhor, falha. As demais configurações incluem um painel OLED de 6,1 polegadas com resolução Full-HD+ e formato 21:9, alto e estreito, perfeito para ver filmes e séries online, por exemplo.

Temos também uma ótima calibração de cor com 97% do espaço de cor DCI P3 e cores a 10 bit, ainda que as margens, sobretudo a superior e a inferior, sejam particularmente notórias. Ainda assim, temos um ecrã com mais brilho que a geração anterior.

Processador Qualcomm Snapdragon 695 neste Sony Xperia

Sony Xperia 10 V

O novo Sony Xperia 10 V traz o processador Qualcomm Snapdragon 695, um chipset conjugado com 8 GB de memória RAM LPDDR4X, bem como 128 GB de armazenamento interno UFS 2.1. Esta memória interna pode ser expandida até 1 TB recorrendo a cartões de memória micro SD.

Temos também uma bateria de 5 000 mAh de capacidade com carga rápida a 30 W, além da presença da porta áudio jack de 3,5 mm, a porta áudio P2. A isto somam-se as tecnologias e conetividades Qualcomm aptX adaptive e NFC.

O telefone conta com um leitor de impressões digitais embutido no botão lateral On / Off, com altifalantes duplos. Podemos também frisar as tecnologias Reality Audio Certified, 360 Reality Audio Upmix, DSEE Ultimate, e a gravação de áudio em estéreo.

Câmara fotográfica de 48 MP Exmor RS

Sony Xperia 10 V

As câmaras fotográficas são um dos maiores destaques do novo smartphone Sony. Com efeito, temos uma câmara principal de 48 MP Exmor RS com sensor de 1/2,0 polegadas. Temos também OIS e EIS, com abertura focal de f/1,8 nesta grande angular.

Temos ainda uma câmara secundária de 8 MP com ótica telefoto, bem como ampliação híbrida de até 10 vezes (zoom híbrido) com abertura focal de f/2,4. Por fim, temos um terceiro sensor de 8 MP ultra grande angular com 120º de ângulo de visão.

A sua câmara fotográfica frontal tem 8 MP com ótica grande angular e abertura focal de f/2,0.

Preço e Disponibilidade do Sony Xperia 10 V

O Sony Xperia 10 V chega à Europa e demais mercados globais durante o próximo mês de junho de 2023. Por fim, o seu preço recomendado de venda ao público é de 449 euros (cerca de 493 dólares).

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.