Sony Xperia 10 IV: especificações justificam preço de 500 euros?

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Em simultâneo com o Xperia 1 IV, a Sony apresentou oficialmente o novo smarthphone de gama média Xperia 10 IV.

O novo terminal chega ao mercado europeu com um custo bastante mais acessível que o seu congénere de topo e com especificações melhoradas em relação ao modelo anterior. Mas será que estas especificações justificam os 500 euros que custa?

Especificações do Sony Xperia 10 IV

Sony Xperia 10 IV
O Sony Xperia 10 IV vai ser disponibilizado nas cores preto, branco, lavanda e menta

Eis que finalmente a Sony revela oficialmente os seus novos modelos Xperia, nos quais se inclui o modelo de gama média Xperia 10 IV. Ainda que mantenha o mesmo design do modelo anterior, o novo terminal conta com especificações melhoradas.

O Xperia 10 IV chega equipado com um ecrã OLED de 6 polegadas com uma resolução Full HD+ e uma proporção de 21:9. Graças ao painel Triluminos integrado, este terminal oferece cerca de mais 50% de brilho que o seu antecessor.

Também o processador foi alvo de atualização e este modelo inclui agora o chip Spadragon 695 com suporte para comunicações 5G, emparelhado com 6 GB de memória RAM e 128 GB de capacidade no armazenamento interno.

Na parte ótica conta com uma configuração de câmara traseira tripla com um sensor primário de 12 megapxéis, um ultra grande angular de oito megapixéis e ainda um sensor telefoto com oito megapixéis de resolução e um ângulo de visão de 120 graus. Para as selfies e videochamadas dispões de uma câmara também com oito megapixéis.

Sony Xperia 10 IV oferece som surround estéreo

Chega a executar Android 12 sob uma interface de utilizador da Sony e é alimentado por uma robusta bateria de 5.000 mAh com suporte para carregamento rápido de 30 watts. De resto, conta com suporte LDAC, 360 Audio e um 360 Reality Audio Upmix para fornecer estéreo em som surround.

Quanto ao preço, custa cerca de 500 euros no mercado europeu. O que são boas notícias tendo em conta que o topo de gama chega com um custo de 1.400 euros. O Xperia 10 IV é, sem dúvida, alguma, a opção acessível dentro do portefólio da Sony. No entanto, será que estas especificações justificam custo? É que existem modelos de outras marcas que, pelo mesmo preço, oferecem taxas de atualização de ecrã de 120 Hz e sensores com mais megapixéis nas câmaras.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt