Apple: este protótipo de iPhone inspirou-se secretamente no iPod

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O Apple iPhone é incontestavelmente o telemóvel mais popular da atualidade. Com a primeira geração lançada em 2007, o primeiro Apple iPhone foi precedido, contudo, de vários protótipos teóricos, e alguns funcionais, que gradualmente ficamos a conhecer.

Vemos agora um novo protótipo do iPhone original que aliava elementos de um dos produtos mais bem sucedidos da tecnológica de Cupertino à época, o iPod. Mais concretamente, a roda de controlo da reprodução dos conteúdos, implementada num telefone.

Este é um dos protótipos mais peculiares do Apple iPhone

Apple iPhone

Importa frisar primeiramente que este material foi cedido por Tony Fadell, um dos responsáveis pelo iPod, iPhone, bem como pelos Google Nest, entre outros produtos. Fadell partilhou agora várias imagens de alguns protótipos com o iPhone / iPod a ser um dos mais peculiares que deu a conhecer à publicação TechCrunch.

A walk down memory lane just in time for #BUILD release last week!Who knew cleaning out your garage could be so much fun...Thank you @bheater @TechCrunch P.S. Remember to always ask why?!#Buildbook #BUILDtreasurechest Out now! Get your copy https://t.co/NKMxGj72RG 👏 https://t.co/JE1XJV98Jf

— Tony Fadell (@tfadell) 9 de maio de 2022

O produto em questão mostra-nos uma junção peculiar entre o elemento memorável do iPod, a roda central de controlo da música e navegação pela interface, com o formato de um telemóvel convencional. O resultado? Bom, acima podemos contemplar esta criação fruto da mestria de Fadell na prossecução daquele que seria o primeiro Apple iPhone da história.

Apple iPhone

Note-se que Tony Fadell era um dos vários engenheiros envolvidos no projeto iPhone durante a primeira década dos anos 2000, trabalhando então na Apple. Mais recentemente, o engenheiro e inventor divulgou vários detalhes sobre a sua experiência e envolvimento em alguns dos produtos mais icónicos da atualidade, com o iPhone a ser um deles.

Vemos assim, na traseira, o logótipo da Apple e um teclado convencional, bem como um ecrã de reduzidas dimensões e a roda de navegação do iPod na parte frontal. Um misto algo estranho, mas representante das preferências da época.

Apple

Segundo consta, Steve Jobs terá pedido um produto com os melhores elementos do iPod, um dos gadgets mais bem-sucedidos da Apple na época em questão. O resultado é o protótipo acima apresentado, que viria a ser descartado.

A empresa acabou por optar pela fórmula agora bem conhecida de um ecrã grande a preencher a quase totalidade do painel frontal, com um sistema operativo novo e baseado no macOS. O resultado seria o iPhone tal como o conhecemos, bem como o sistema operativo iOS, totalmente otimizado para ecrãs touch, sensíveis ao toque.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.