Sony Xperia 1 IV é oficial: um topo de gama completo?

Bruno Coelho
Comentar

A Sony parece querer continuar a tendência de smartphones direcionados para a criação de conteúdos. Assim acontece com o agora apresentado Sony Xperia 1 IV, com grande foco na experiência de fotografia, vídeo ou música.

Este é um smartphone com muitas coisas boas e raras num dispositivo do seu segmento de mercado. No entanto, o preço de 1400 € que custa na Europa, vai torná-lo difícil de vender por parte da Sony.

Sony

Sony Xperia 1 IV tem ecrã AMOLED 4K com 120 Hz

Para começar, este Sony Xperia 1 IV chega com um ecrã AMOLED de 6,5 polegadas com resolução 4K. Chega com 50% mais brilho que o antecessor, com taxa de atualização de 120 Hz.

O terminal é comandado pelo processador Snapdragon 8 Gen 1, combinado com a gráfica Adreno 730. A estes juntam-se 12 GB de memória RAM e 256 ou 512 GB de armazenamento. No entanto, este é expansível via microSD.

Sony

Sony Xperia 1 IV tem zoom ótico contínuo

É nas câmaras que os números ficam bastante apetecíveis. O terminal tem uma câmara telefoto de 12 MP com zoom ótico contínuo. Conta com um alcance focal entre 85 mm e 125 mm, para zoom entre 3,5 e 5 vezes.

A câmara principal é também de 12 MP e tem estabilização ótica e lente de 24 mm. A esta junta-se a ultrawide de 16 mm com focagem automática. Todas as câmaras conseguem gravar 4K a 120 frames por segundo. A câmara frontal é também de 12 MP.

O Xperia 1 IV chega com bateria de 5000 mAh e carregamento rápido de 30 W, carregamento sem fios e reverso. Chega com Android 12 e experiência bem perto do Android puro, Gorilla Glass Victus e proteção IP68 e IPX5.

Sony Xperia 1 IV conta com entrada de jack 3,5 mm

No áudio podes contar com entrada para jack 3,5 mm, algo raro nos topos de gama em 2022. Chega com altifalantes estéreo e suporte para Bluetooth LE Audio, LDAC e 360 Reality Audio.

O preço é a parte menos apetecível do Sony Xperia 1 IV, que chega por 1400 € à Europa. A pré-venda vai começar nas próximas 24 horas e as entregas estão previstas para junho.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.