Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Sony WH-1000XM3 Review | Esquece o mundo à tua volta

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 4 min.

Ouvir música sem qualquer distúrbio exterior é a vontade de qualquer utilizador de headphones. Se recebes muito barulho do exterior, tendencialmente vais aumentar o volume, o que não é a melhor solução para a saúde dos teus ouvidos.

É nesse sentido que surgem os headphones e earphones com cancelamento de ruído. E no caso dos headphones, há um modelo que se destaca, mesmo tendo sido lançado há um ano – os Sony WH-1000XM3.

Sony WH-1000XM3

Se queres uns headphones com a tecnologia de cancelamento de ruído mais avançada, e que te farão esquecer o mundo à tua volta enquanto os tens colocados, esta review é para ti.

Preço

Em primeiro lugar, falo-te do preço que pode ser um contra para a maior parte dos consumidores. Em Portugal são vendidos por 379 euros, mas se estiveres atento à flutuações, podes encontra-los facilmente mais perto dos 250 euros na Amazon de Espanha.

Design e conforto

Esteticamente, considero-os bastante elegantes. Com uma construção em plástico e metal, podes tê-los colocados por muito tempo, que certamente não vais ter problemas em termos de conforto. No que diz respeito ao peso, ficam-se somente pelas 254 gramas, e diria que apenas após uma hora as tuas orelhas começam a “pedir ar”.

Carregamento e autonomia

Algo que deves ter em conta é que estes headphones já têm entrada de USB tipo C. Além de terem uma autonomia de bateria que pode facilmente chegar perto das 30 horas com cancelamento de ruído ativo, também têm carregamento rápido. Com 10 minutos de carregamento, terás mais 5 horas de audição garantida, e carregam-se totalmente em pouco mais de duas horas.

Os modos de som

Estes são uns headphones que vais certamente comprar pelo modo de cancelamento de ruído que, devo dizer-te, é incrível. Testei os seus concorrentes – os Bose N700 – e não me pareceram superiores neste quesito.

Isto significa que se vais viajar de comboio ou de avião, não vais precisar de colocar a música com grande volume para que fiques completamente abstraído do ruído exterior. As vozes são algo que podes notar com a música desligada, mas ruídos constantes como aviões, carros ou máquinas de lavar vão ser praticamente abafados pela tecnologia.

Além deste modo, tens o modo básico. Aqui terás apenas cancelamento de ruído passivo. Existe também o modo de som ambiente, para que possas ouvir tudo o que se está a passar à tua volta sem que tenhas de retirar os headphones.

Os controlos

É este ponto que nos leva aos gestos. Tens apenas dois botões: ligar/desligar e o que te permite trocar entre os modos. No entanto, no headphone direito vais poder controlar a tua música e volume com gestos.

Dois toques desse lado e a tua música é pausada, deslizes para cima ou para baixo controlam o volume, e deslizes laterais controlam a música que estás a ouvir. Se estiveres em modo de cancelamento de ruído e quiseres ouvir o que alguém te está a dizer, basta tapar o pad do lado direito com a mão, e passas imediatamente a ouvir tudo.

Qualidade de som

Estes não são headphones para audiófilos. Já experimentei headphones com melhor qualidade de som, mas o seu preço também era bem superior. O grande propósito aqui é teres um som bastante equilibrado, e não teres quaisquer interferências exteriores.

A aplicação mobile

Como qualquer produto Sony, os graves são bastante pujantes, mas considero-os bastante equilibrados nos médios e nos agudos. Com a app que existe para Android ou iOS vem um equalizador em que podes configurar o som a teu gosto.

É também nessa que vais descobrir mais “brincadeiras” que podes testar nestes headphones. Podes ativar o controlo de som adaptativo, que basicamente monitoriza os teus movimentos, e adapta o som de acordo com estes.

Podes também controlar a posição do som, se desejares que este aparece de um dos lados, da frente ou por trás. Além disso, o áudio 360 faz uma análise à tua orelha para que possas sentir uma experiência semelhante à de um espetáculo ao vivo.

Google Assistant e Amazon Alexa integradas

Algo bastante importante que podes mapear na aplicação é para que vai servir o botão dos modos de som. Podes mapeá-lo para controlares a Amazon Alexa ou, como no meu caso, para controlar a Google Assistant. E pelo menos em Android esta já funciona em Português de Portugal.

Conclusão

Se dás valor a um cancelamento de ruído ativo, conjugado com qualidade de som adequada ao preço, estes são uns headphones que deves ter em conta. Trabalhares em qualquer lado deixa de ser um problema com estes auriculares Bluetooth, e as tuas viagens de transportes vão ser muito mais descansadas.

Não esperes que cancelem todo o ruído à tua volta, mas certamente vais ficar maravilhado assim que os experimentares. O grande problema é o choque de realidade quando os tiras.

Podes encomendá-los na Amazon de Espanha esta Black Friday, se quiseres ter aqueles que considero serem os melhores no seu segmento atualmente.

Podes comprar este produto por menos de 290 € na Amazon.ES. Aproveita também para conhecer os melhores auscultadores Bluetooth da atualidade na nossa seleção.

Um obrigado à Carolina Pereira pelas fotografias

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.