Sony não estará presente na E3 2019 e claro, nem a PlayStation 5

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

É o maior evento mundial dedicado aos jogos, ao mundo gaming. Todavia, este ano a E3 2019 não contará com a presença da tecnológica nipónica. Por conseguinte, não será este ano, nem no próximo, que teremos a apresentação da Sony PlayStation 5.

Tal como avança a imprensa internacional, mais concretamente o The Guardian, pela primeira vez em 23 anos o evento não contará com a presença da Sony. É, sem sombra de dúvida, uma ausência notória para este certame de renome.

Vê ainda: Estas 5 novidades estão a caminho para Android e iOS

Em primeiro lugar, para todos os entusiastas da Sony PlayStation 5, a marca costuma fazer a sua apresentação na véspera da E3. Nesse sentido, a tecnológica japonesa dedica sempre algumas horas da véspera à listagem de novidades para as suas consolas.

Por conseguinte, esta tradicional conferência de imprensa acaba por servir de preâmbulo para as novidades da E3. O evento em si dispensa já apresentações, decorrendo anualmente na cidade de Los Angeles no estado norte-americano da Califórnia.

Sony não participará na E3 2019

Em segundo lugar e quase que dispensando mais apresentações, na E3 2019 ficaremos a conhecer o futuro do gaming. Será aí, no centro de convenções de Las Vegas que o mundo ficará a conhecer novos títulos, novos formatos e quiçá até novas consolas. Todavia, entre elas não encontraremos a Sony PlayStation 5. Será uma ausência particularmente notória para os mais de 65 mil visitantes que em média frequentam o evento dedicado ao gaming.

Será durante a E3 2019, à semelhança das edições passadas, que todas as grandes agências e estúdios publicação os seus novos jogos. Será aí que ficaremos a conhecer novas sagas e promissoras iterações para títulos já bem conhecidos.

A E3 2019 não será o palco de apresentação para a Sony PlayStation 5

Todavia, escusado será dizer que o público já está à espera da próxima geração desta popular consola. A Sony sabe disso mas prefere manter uma postura recatada em relação à PlayStation 5, pelo menos até que o produto esteja pronto.

"À medida que a indústria evolui, a Sony Interactive Entertainment continua a buscar novas e inovadoras soluções para chegar à comunidade". Declarações feitas pela própria gigante nipónica num recente comunicado à imprensa.

"Os fãs da PlayStation são da maior importância para nós e queremos continuar a inovar. Queremos continuar a pensar de forma diferente, irreverente e testar novas formas para deslumbrar os jogadores. Por conseguinte decidimos não participar na E3 2019. Estamos a explorar novas (e algumas já conhecidas) formas de interação com a nossa comunidade em 2019". Pode ler-se no final do comunicado à imprensa.

Tal como a Sony, também a Microsoft demonstra alguma aversão à E3

Em suma, a marca acaba por abandonar completamente a E3 2019 depois de na edição de 2018 ter apenas trazido 4 títulos. Algo que demonstra a crescente resistência da marca a este tipo eventos, pretendendo ser ela a ditar a agenda e não a E3.

Note-se que não será apenas a falta de novidades relativamente à PlayStation 5 que serão sentidas na E3 2019. Tampouco teremos qualquer novo jogo a ser apresentado pela Sony naquela que é uma crescente tendência entre as principais fabricantes.

Nesse sentido veja-se o exemplo da Microsoft que nas últimas edições acabou por preterir a E3 e optar por apresentar os seus jogos paralelamente. Aliás, também a Electronic Arts bem como Devolver Digital fizeram o mesmo recentemente.

A E3 2019 será...pobre?

Em suma, temos cada vez mais estúdios e empresas a afastar-se deste tipo de eventos para não terem que dividir as atenções com as demais. Todavia, isto deve-se sobretudo à mudança nas estratégias de marketing e abordagem ao mercado.

Tudo isto leva a uma mudança de paradigma. Leva a que as empresas se afastem cada vez mais de eventos físicos. A modalidade favorita passa cada vez mais pelo evento próprio em que a marca capta todas as atenções para si.

Já numa última nota, os eventos físicos como a E3 são cada vez mais orientados para o consumidor final. Para tal, enfeitam-se com influenciares das redes sociais que mais não passam de mascotes a soldo das marcas. O circo completa-se com as transmissões no YouTube ou Twitch de jogos em direto. Em suma, conteúdos completamente orientados para o consumidor e não para os profissionais da área.

Todavia, outras fontes apontam falhas e falta de modernização do centro de convenções que anualmente acolhe a E3 como causas acessórias. Certo é que nesta E3 2019 não ficaremos a conhecer novidades da Sony nem a sua PlayStation 5.

Seja como for, a atual PlayStation 4 já tem 5 anos de idade. Ora, por conseguinte, não faltará muito até conhecermos a sua sucessora. Aliás, durante uma recente entrevista ao Financial Times o CEO da Sony, Kenichiro Yoshida daria a entender isso mesmo.

Nas suas palavras "Neste momento, aquilo que posso dizer é que é necessário termos hardware da próxima geração". Em suma, a marca precisa da Sony PlayStation 5 e está a trabalhar nesse sentido.

Editores 4gnews recomendam:

Xiaomi destaca-se na Espanha com o equipamento mais usado no país

Samsung Galaxy S10: Patentes mostram como poderá ser o smartphone

O teu smartphone podia durar até 12 anos se as marcas quisessem…

Fonte

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.