Sony está a preparar uma nova consola PlayStation portátil

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Muito se tem falado no lançamento da PS5 Slim e da PS5 Pro, mas parece que a Sony tem em mãos outro projeto. Em causa, o desenvolvimento de uma nova consola portátil, para já conhecida apenas como PlayStation Q Lite.

Se estás já a pensar numa consola totalmente independente invocativa dos anos gloriosos da PSP ou PS Vita, esse não parece ser o objetivo. Ao que tudo indica, esta não será uma consola com capacidade de correr jogos de forma independente.

Sony PlayStation Q Lite pode ser a próxima consola portátil a chegar ao mercado

Conforme avança a publicação Insider Gaming, a Sony quer aproveitar o sucesso da PlayStation 5 e dar maior portabilidade à mesma. Assim nasce o projeto Q Lite que consiste no desenvolvimento de um novo produto que servirá como extensão da sua atual consola.

Sony PlayStation

Este novo dispositivo não será independente e também não será uma aposta nos serviços de cloud gaming. Ao invés, trata-se de um produto desenvolvido para transmitir os jogos que tenhas na tua PS5.

O mesmo, ainda em fase precoce do seu desenvolvimento, é descrito como um DualSence com um ecrã LCD de 8 polegadas no meio. A sua base de funcionamento assentará no serviço PlayStation Remote Play.

Com efeito, para poderes jogar os teus jogos, tudo indica que terás de estar ligado à mesma rede Wi-Fi da tua PlayStation 5. Significa que a PlayStation Q Lite será uma extensão da PS5 para que possas jogar em qualquer divisão da casa.

O ecrã presente nesta consola portátil terá resolução 1080p e correrá os teus jogos a 60 fps, ou seja, metade do potencial da PS5. Contará com gatilhos adaptativos, colunas, botões de volume e ainda um jack de 3,5 mm.

Quanto ao lançamento desta consola portátil, tal só deverá acontecer após o lançamento da versão da PS5 com leitor de discos amovível e antes do lançamento da PS5 Pro. Quer isto dizer que chegará entre setembro de 2023 e o final de 2024.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.